Prêmio Bom Gourmet
As mentes criativas por trás do Troféu Prêmio Bom Gourmet 2023
O ponto de partida para a criação do design de um troféu de premiação é a análise prévia de tudo o que envolve aquele objeto: sua importância para quem entrega, para quem recebe e para quem assiste; como as pessoas reagem e utilizam o item; qual o papel histórico dele e muito mais. E isso não se limita ao critério de desenvolvimento de troféus, mas de todo projeto concebido pelas mentes criativas da Amowa Design, responsável por conceber o troféu que volta a laurear os grandes campeões do Prêmio Bom Gourmet em 2023.
“Todo projeto para nós é uma premiação”, resume Riorgior Ranger, que, ao lado de Fabiana Westphal, comanda a Amowa. Eles colocam como questões centrais no processo de nascimento de um projeto a versatilidade e a necessidade do cliente. A partir de todo produto — inclusive de um troféu — o proponente deseja determinar conexões com os usuários, e os designers atuam para traduzir essas conexões em peças concretas.
Os responsáveis relatam ser um desafio entender qual é o coração de cada projeto e sobre o quê ou quem um prêmio deseja jogar luz. “Tem que ter uma poesia, mas ela deve ser facilmente comunicada. Traduzir a complexidade de um prêmio para que a mensagem chegue de forma simples ao usuário final”, explica Fabiana. O estúdio, que criou o troféu do Prêmio Bom Gourmet em 2021, atualiza a própria criação ano após ano, incluindo necessidades que são colocadas de acordo com a edição.
Ícone reconhecido no Paraná, o troféu do Prêmio Bom Gourmet sai do palco da festa de premiação diretamente para um local de destaque no estabelecimento que o recebeu, onde permanecerá por muito, muito tempo. Realizar criações que ganham espaço cativo na vida dos usuários e que são vistas por tanta gente — todos os que passam pelos restaurantes vencedores, por exemplo — é um modo de gerar e compartilhar afeto. “A partir do gráfico, pensamos em como aquilo vai despertar a emoção e as relações com o projeto”, conclui Riorgior.
Nascimento e desafios
Fundada em 2015, a Amowa Design é fruto da união de forças de Fabiana e Riorgior. Os dois designers trabalhavam como diretores de projetos em empresas privadas até o ponto de virada, quando resolveram partir para um projeto próprio em conjunto. Desde então, trilharam novos caminhos, agregaram repertório criativo, fizeram novas conexões e criaram bastante. Para o futuro, eles contam que planejam ajudar a colocar Curitiba no mapa como a capital latino-americana do design.