Bom Gourmet
Está chegando o Prêmio Bom Gourmet 2023: O campeão voltou!
Torcida vibrando e os melhores competidores em campo. Essa vai ser a tônica do Prêmio Bom Gourmet 2023, tradicional celebração da gastronomia curitibana. Ao mesmo tempo em que reúne especialistas e o público para formar um grande guia atualizado de locais e pratos para experimentar na capital e arredores, o Prêmio vai voltar a elencar os melhores em cada categoria. Por isso: O campeão voltou!
A edição de 2023 do Prêmio Bom Gourmet é apresentada pela Gold Food Service e, assim como em um jogo, a competição está organizada em fases. São elas: Sabor Popular, Especialidades, Comitê Bom Gourmet e HAUS Ambientação. Em cada uma delas, haverá categorias específicas.
“Somos movidos a boas experiências, por isso queremos formar um conjunto cada vez mais completo e amplo de tudo o que o mercado gastronômico de Curitiba oferece à sua população e a quem está de passagem por aqui. Para esse objetivo se tornar realidade, o número de categorias cresceu e teremos várias novidades”, antecipa Caroline Olinda, Head do Bom Gourmet.
Uma das novidades de 2023 é a categoria especial Erasto Gaertner, que compõe a etapa Comitê Bom Gourmet. A partir do aprendizado adquirido em um workshop oferecido pela equipe de nutrição do Hospital, chefs renomados vão desenvolver um prato autoral com base nas diretrizes da cozinha funcional, levando em conta a alimentação saudável e a prevenção de doenças. Em seguida, os especialistas do Comitê, entre eles membros do corpo clínico do Hospital, vão decidir, às escuras, qual é a preparação vencedora.
“Essas novas propostas ajudam a mostrar a diversidade da gastronomia. Não só em relação a recomendações de lugares onde ir comer, que também são importantes, mas destacando como a culinária é um fator transformador na vida das pessoas”, aponta a Head da Pinó Shore, Aline Radominski.
Prepare-se para as partidas, conheça as fases do Prêmio Bom Gourmet 2023 e como elas vão funcionar:
Sabor Popular
A base desta etapa será a opinião e o engajamento do público por meio da internet para eleger o grande campeão em cada uma das 28 categorias. Serão dois rounds: No primeiro, de indicação, os leitores terão espaço para enviar pelo site do Prêmio seus pratos e estabelecimentos favoritos. Ou seja, quem eles gostariam que estivesse na disputa pelo lugar de destaque no pódio. As indicações podem ser feitas de 23 de maio a 11 de junho, quantas vezes o internauta quiser, e podem ser indicados locais situados em Curitiba e Região Metropolitana.
No segundo round, novamente o papel de uma torcida ativa é fundamental, já que nessa fase acontece a votação dos melhores entre os cinco que tiverem mais indicações, em cada categoria. Essa é a hora de treinar o dedo, entrar bastante no site para votar e ajudar a colocar suas preferências no pódio. A votação online também ocorre pelo premiobomgourmet.com.br e fica disponível de 27 de junho a 11 de julho. Não há limite de votos por pessoa.
O Sabor Popular vem turbinado em 2023. É o recorde de categorias para que nenhum paladar fique de fora. “Nós estamos vindo de duas edições (2021 e 2022) em que focamos em dar visibilidade para os negócios gastronômicos, reconhecendo a força do setor durante a pandemia. Então, não tivemos a votação, elegendo um local ou prato como campeão. Mas agora entendemos que é hora de retomar esse game e nada melhor do que oferecer aos leitores e restaurantes o maior Prêmio Bom Gourmet em termos de categorias concorrentes”, explica Caroline.
Na fase de indicação, serão 27 categorias concorrentes. Confere a lista e já vai pensando nas suas indicações. Algumas, são as tradicionais que não podem ficar de fora: Cachorro-quente, Cafeteria, Doceria, Restaurante de comida japonesa, Pizzaria, Restaurante rural, Prato de Massa, Pão com bolinho, Carne de onça, Coxinha e Feijoada. As demais, são categorias novas ou resgatadas de edições anteriores: Pão francês, Sanduíche, Buffet por quilo, Bar, Restaurante Vegetariano, Almoço Executivo, Restaurante de comida árabe, Restaurante de comida regional brasileira, Martha Rocha, Torresmo, Costela, Sonho/Donuts, Sorvete, Pastel, Mercado gourmet e Espaço pet friendly.
Além disso, há uma categoria especial que entra na disputa aberta ao público apenas na fase de votação: a Gastronomia que Transforma. Uma parceria do Prêmio Bom Gourmet com o Clube da Alice, essa categoria será uma forma de reconhecer como a gastronomia muda a vida de mulheres empreendedoras. Em breve o Bom Gourmet conta os detalhes dessa novidade.
Especialidades
Para cada uma das 15 categorias desta fase, será montado um corpo de jurados com formadores de opinião, influenciadores, frequentadores de bares e restaurantes e foodies, consumidores com interesse e experiência particular relacionados à vida gastronômica da cidade. Em outras palavras, consumidores que entendem do riscado. O júri vai indicar locais, pratos, profissionais e fornecedores de acordo com suas preferências e, os que forem indicados mais vezes, serão considerados os vencedores.
Além das já conhecidas categorias Carta de vinhos, Cervejaria artesanal paranaense, Restaurante, Menu completo, Chef 5 estrelas, Produtor local, Pão artesanal e Brunch, teremos as novas categorias: Locais para comprar vinho, Café especial, Drink autoral, Produtos locais sem Glúten, Casa de carnes, Peixe e frutos do mar e Oriental.
Comitê Bom Gourmet
Enaltecer e homenagear personalidades e negócios da gastronomia que se destacaram no último ano é a proposta desta etapa. Nesse intuito, um grupo de profissionais reconhecidamente especializados em gastronomia vai se reunir para analisar e definir os destaques deste ano em diversa categorias: Novidades (com início de operação entre junho de 2022 e junho de 2023), Restauranteur, Sommelier, Homenageados de 2023, Para ficar de olho, HAUS ambientação (melhores projetos lançados no ano de junho de 2022 a junho de 2023), Modelos de Negócios Sustentáveis (parceria com a Composta+) e Categoria Erasto Gaertner.
Esta última contou com a preparação de chefs convidados, que participaram de um workshop promovido pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND) do Hospital Erasto Gaertner no fim de abril. Na imersão, eles souberam mais sobre como é pensada a alimentação do Hospital e como potencializar nutrientes durante o preparo das refeições.
A partir disso, os profissionais foram convidados a criar um prato com ingredientes e preparos pensados do ponto de vista da saúde e prevenção de doenças. Depois de uma rodada de degustação às escuras, ou seja, sem que os jurados saibam quem produziu cada prato concorrente, o Comitê Bom Gourmet vai eleger um vencedor.
HAUS Ambientação
A composição dos espaços é fator essencial para uma boa experiência gastronômica. Por isso, essa fase tem o objetivo de premiar soluções de arquitetura, design e decoração nos estabelecimentos. Serão selecionados cinco locais entre os indicados pelo corpo de jurados da categoria Novidade, na etapa Especialidades.
A partir dessa seleção, um júri composto por profissionais especializados nas áreas de arquitetura e design vai escolher um vencedor.