Plantão
Chefs confinados: o que esperar deste novo reality culinário que estreia nesta quarta
Técnicas apuradas, pratos autorais, jantares para muitos convidados e a vida acompanhada 24 horas por dia. Assim será a tônica do Top Chef, novo reality show culinário da televisão aberta brasileira que estreia nesta quarta (3), às 22h30, na Record TV. O programa será comandado pelo premiado chef Felipe Bronze com o também chef Emannuel Bassoleil e a crítica gastronômica Ailin Aleixo como jurados.
Ao longo de 13 episódios, os 16 participantes terão de mostrar que podem preparar pratos autorais e, ainda assim, conviver em uma casa sem qualquer acesso ao mundo exterior. Eles serão julgados tanto pelos sabores e técnicas aplicados como pelo próprio relacionamento entre eles. Segundo Bonze, que coleciona duas estrelas Michelin, os chefs serão desafiados a se superarem não só na cozinha.
“O Top Chef é um leão por dia, eles vão ter que se provar dia após dia, o tempo todo, sem refresco”, disse o chef ao canal. São quatro participantes do Rio de Janeiro, três de São Paulo, dois de Belo Horizonte e um francês. Há ainda representantes de Belém (PA), Fortaleza (CE), Jequié (BA) e São Sebastião, São João da Boa Vista e Santos (SP).
Os participantes serão desafiados a duas provas em cada episódio. Logo no programa de estreia, em que os participantes conhecerão a casa em que ficarão confinamentos, o primeiro desafio será preparar um prato totalmente autoral. Eles serão avaliados pelas técnicas da alta gastronomia.
Quem não ganhar imunidade na prova, semelhante ao que acontece em outros realities culinários, vai para o Desafio da Eliminação e deixará a casa se não agradar aos jurados. Segundo a Record TV, o próprio Felipe Bronze irá para o fogão neste primeiro episódio.
Dentro e fora da casa
As provas serão disputadas em uma grande cozinha profissional anexa a casa em que os participantes ficarão confinados, nos moldes do Big Brother Brasil (TV Globo) e A Fazenda, da própria Record TV. Mas, em alguns episódios, os participantes serão levados a outras locações.
Em uma delas, nas ruínas de um antigo galpão, os chefs terão de preparar pratos ao ar livre sob o forte sol de um dia de verão. Já em outro, terão de servir um jantar completo a convidados como apresentadores e atores da emissora.
>> Leia também: Globo prepara reality show culinário em formato inédito
À reportagem da Record TV, o diretor do núcleo de realities do canal, Rodrigo Carelli, explicou que a disputa vai ser das mais acirradas. Para ele, os participantes estão ansiosos para encarar as provas e, acima de tudo, levar o prêmio de R$ 300 mil.
Criado nos Estados Unidos em 2006, o Top Chef já foi adaptado para mais de 20 países, incluindo França, Itália, Portugal, Espanha, Holanda, Canadá e México, entre outros.
Comandante estrelado
Nativo dos programas da televisão por assinatura, como Que Seja Doce, Perto do Fogo e The Tasty Brasil (todos do canal GNT, do Grupo Globo), o chef Felipe Bronze foi convidado para tocar o Top Chef Brasil por conta da experiência e do trabalho desenvolvido nos restaurantes Oro, no Rio de Janeiro (duas estrelas Michelin), e Pipo, em São Paulo.
No ano passado, ele foi escolhido como um dos 100 melhores chefs de cozinha do mundo pela revista especializada Le Chef.