Plantão
Mais um reality culinário vem aí, mas agora com participantes confinados em uma casa
As noites de quarta-feira na televisão aberta brasileira terão mais uma disputa além do futebol, mas desta vez na beira do fogão. Estreia no dia 3 de abril o Top Chef, novo reality show culinário da Record TV com 16 cozinheiros disputando um prêmio de R$ 300 mil.
A atração, que terá o comando do chef carioca Felipe Bronze, vai avaliar não apenas os pratos e técnicas aplicadas, mas também a convivência dos participantes – eles ficarão confinados em uma casa sem contato com o mundo exterior.
Segundo a Record TV, os participantes vão enfrentar dois desafios a cada episódio: o Quickfire e a Eliminação. No primeiro, eles vão disputar a imunidade, escolha do próximo desafio e prêmios do dia com base em um prato produzido, seguindo as orientações e requisitos propostos. Depois, na eliminação, os cozinheiros serão avaliados individualmente ou em grupo, também de acordo com a receita proposta.
A dinâmica segue o modelo parecido com o Masterchef Brasil, da Band, com desafios de técnicas e ingredientes diferentes a cada prova, com um tempo pré-definido de preparo. Assim como no reality concorrente, os participantes também terão acesso à uma despensa e terão de criar a receita na hora.
Os cozinheiros serão avaliados pelo chef francês Emmanuel Bassoleil (restaurante Sky, de São Paulo), pela jornalista e crítica de gastronomia Ailin Aleixo, e mais um convidado a cada episódio. Já a grande final, ainda sem data divulgada, será exibida ao vivo.
Veja como será o Top Chef:
As provas serão disputadas em uma grande cozinha profissional anexa a casa em que os participantes ficarão confinados, nos moldes do Big Brother Brasil (TV Globo) e A Fazenda, da própria Record TV.
O programa segue o mesmo formato do reality já exibido na televisão norte-americana desde 2006, e já teve os participantes divulgados. De acordo com um vídeo promocional divulgado pela emissora, são quatro concorrentes do Rio de Janeiro, três de São Paulo, dois de Belo Horizonte e um francês. Há ainda representantes de Belém (PA), Fortaleza (CE), Jequié (BA) e São Sebastião, São João da Boa Vista e Santos (SP).
>> Leia também: De faxineiro a patrão, a história do nordestino que fazia comida italiana sem nunca ter pisado na Itália
Top Chef será exibido nas noites de quarta-feira, às 22h30.
Comandante premiado
A escolha do chef Felipe Bronze para comandar o primeiro Top Chef Brasil não foi à toa, segundo a Record TV. A emissora o classifica como um chef “top de linha”, reconhecido pelo trabalho desenvolvido nos restaurantes Oro, no Rio de Janeiro (duas estrelas Michelin), e Pipo, em São Paulo.
Bronze ainda comandava os realities culinários Que Seja Doce, Perto do Fogo e The Tasty Brasil, no canal por assinatura GNT, do Grupo Globo. No ano passado, ele foi escolhido como um dos 100 melhores chefs de cozinha do mundo pela revista especializada Le Chef.
Concorrência aberta
A aposta da Record TV com o Top Chef Brasil vem para concorrer diretamente com o Masterchef Brasil, que estreia no dia 24 de março na Band. O programa da concorrência já está na sexta temporada e é responsável por números consideráveis de audiência.
Ainda neste ano, a TV Globo também vai estrear um grande reality show nos moldes de disputa direta entre cozinheiros, mas em um formato que a emissora classifica como inédito na televisão brasileira. A atração, prevista para o segundo semestre, terá a apresentação do chef Claude Troisgros, que fez par com Felipe Bronze no The Tasty Brasil.