Plantão
Clássico francês tira da final o candidato mais durão do MasterChef
Iguaria nobre até o fim do século 18, a terrine em croûte foi o prato que definiu as finalistas da quarta temporada do MasterChef Brasil: Deborah e Michele. Considerada a prova mais difícil da edição até aqui pelo chef Henrique Fogaça, a Terrine eliminou o catarinense Valter, considerado um dos competidores mais “durões” desta edição do reality.
Tradicionalmente a terrine era preparada com fígado de aves temperado com vinho Sauternes e disposto em potes de terracota – o termo antigo terrin significava “de terra”. A iguaria era degustada apenas por nobres em banquetes imperiais até a Revolução Francesa, quando a receita foi popularizada. Hoje o recheio pode ser variado, indo de legumes, frutos do mar até a combinação mais tradicional de carnes e fígado.
Pupilo de ícones da gastronomia mundial, como Laurent Suaudeau e Paul Bocuse, o chef paulistano Junior Costa explica que a diferença entre Terrine e Patê em Croûte é que a primeira leva ovo e é assada com massa podre ou folhada, como foi apresentada na prova do MasterChef.
“É um preparo muito antigo, feito originalmente com a gelatina natural da própria caça, que costumava ser pato, coelho, porco ou rã. Outras gorduras, como o creme de leite ou a gelatina neutra artificial, são invenções que vieram depois”, explica o chef. Segundo ele, embora no Brasil a Terrine seja apreciada fria e como uma entrada, na França a iguaria é considerada um prato do dia a dia.
Como foi
Com Deborah foi a primeira classificada para a final após ser a melhor dos três na prova na qual os competidores deveriam reproduzir pratos feitos pelos três vencedores de temporadas anteriores – Elisa Fernandes, Izabel Alvares e Leonardo Young. Valter e Michele disputaram a última vaga. Além da terrine, a dupla também teve que apresentar um prato autoral que combinasse com o clássico francês.
Com “ousadia” e um prato “mais equilibrado”, Michele superou Valter e conquistou a vaga para disputar com Deborah o prêmio de R$ 100 mil reais do MasterChef. A final vai ao ar no dia 22 de agosto.
O Bom Gourmet selecionou três receitas de terrine; confira:
LEIA TAMBÉM