Plantão
Direto de NY: uma das maiores feiras de comida de rua do mundo chega ao Brasil
A famosa feirinha gastronômica Smorgasburg, tradicional no bairro nova-iorquino de Williamsburg, desembarca no Brasil nos dias 25 e 26 de maio em São Paulo. Com um formato de festival, serão mais de 100 expositores reunidos na área do Obelisco do Parque Ibirapuera, com atrações culturais e entrada gratuita.
A feira de Smorgasburg é um dos programas mais descolados de Nova York, reunindo moradores da cidade e turistas. Segundo Tiago Ciampone, gestor do festival, é considerado um dos maiores do mundo por conta do tamanho e das edições realizadas fora de NY. A ideia é torná-lo um ponto tradicional de São Paulo com uma grande edição anual e versões menores mensais.
O evento também é promovido na cidade norte-americana de Los Angeles e já teve três versões de festival realizadas no Japão. A edição de São Paulo será a primeira realizada em um país do hemisfério sul.
“A gente está elaborando uma versão tal qual a original, não apenas uma marca licenciada. O Smorgasburg de São Paulo vai ser um festival voltado à cultura da culinária de rua, do street food, com equilíbrio na escolha das operações de diversos tipos e tendências gastronômicas”, explica.
>> Leia também: Como é o evento que tem open de vinho e assados do maior chef churrasqueiro do mundo
Serão cerca de 10 mil metros quadrados de feira com uma centena de expositores, além de três palcos com apresentações culturais. Entre as opções disponíveis estarão os pratos do Buzina Food Truck, Holy Pasta e Bigorna, de São Paulo. Mas, a ideia é ter participantes de outras regiões do país e ativações de marcas.
“Estamos pedindo que todos os participantes levem inovações para o festival, que é algo muito pregado pela feira de Nova York, seja na receita, na forma de servir ou no preparo. E também que utilizem o conceito de desperdício zero, aproveitando o alimento inteiro”, analisa o gestor.
A expectativa é de que 50 mil pessoas passem pela área do Obelisco nos dois dias de feira, das 10h às 20h.
Pocket
Esta não é a primeira vez que a feira Smorgasburg será realizada no Brasil. No final do ano passado, uma versão menor dela ocorreu também em São Paulo, como uma espécie de teste para esta maior. Tiago Ciampino conta que a primeira versão teve cerca de 500 pessoas participando em um coworking culinário, com oficinas gastronômicas com três chefs convidados. “Foi um baita sucesso”, completa.
Smorgasburg de NY
A feira de Smorgasburg original é realizada aos sábados e domingos de verão no bairro de Williamsburg, no distrito do Brooklyn (um dos cinco que formam a cidade de Nova York), e visitada tanto por turistas como moradores. São centenas de barracas com os mais variados tipos de pratos custando em torno de US$ 10 (R$ 37).
Junto dela funciona a feirinha hipster Brooklyn Flea, com artesãos e artistas locais vendendo objetos como camisetas com estampas curiosas, bijuterias, artigos de decoração, entre outros. Este não será realizado no Brasil neste primeiro momento.