Plantão
Picolé de Smirnoff Ice da Cacau Show chama a atenção do Procon
O Procon-SP informou que irá intimar a Cacau Show a prestar esclarecimentos sobre o sorvete de Smirnoff Ice, que foi lançado em janeiro. O órgão afirma que a marca incentiva crianças e adolescentes a consumirem bebida alcoólica precocemente.
Segundo o Procon-SP, o sorvete é um alimento que “usualmente é voltado também para o público infantil”, mas este da Cacau Show foi elaborado com a própria bebida Smirnoff Ice, e não poderia ser divulgado como foi.
A entidade explica que o Código de Defesa do Consumidor considera abusiva a publicidade que seja capaz de induzir o consumidor a “se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança”, e que poderá multar a empresa dependendo dos esclarecimentos prestados.
Outro lado
A Cacau Show informou, através de nota, que ainda não recebeu a notificação do Procon-SP, mas que tomou todas as medidas de advertências legais durante a divulgação do sorvete de Smirnoff Ice.
“Vale destacar que toda a veiculação de mídia foi realizada apenas nas plataformas digitais, onde adotamos todas as medidas e frases de advertência em consonância com a Legislação Brasileira vigente, vide descritivo abaixo. Salientamos ainda que em nossos pontos de venda também fizemos constar todas as advertências legais e o produto não é vendido para menores de 18 anos”, esclarece a marca.
Nas redes sociais, porém, algumas peças publicitárias usadas pelas franquias da rede na divulgação do sorvete de Smirnoff Ice não têm o alerta de proibição para menores de idade.