Plantão
Câmara Municipal de Curitiba aprova criação do polo gastronômico do Juvevê
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou em 2º turno na manhã desta terça-feira (17), o projeto de lei que institui o Polo Gastronômico do Alto Juvevê. O polo, que se estende por 49 hectares entre os bairros Juvevê e Cabral, compreende trechos de diversas ruas como a Rocha Pombo, Avenida João Gualberto, José de Alencar, Munhoz da Rocha, Recife e Professor Arthur Loyola. O projeto, de autoria do vereador Bruno Pessuti (PSD), recebeu 29 votos favoráveis.
“Os polos trazem benefício às calçadas, à segurança pública, à iluminação, à criação de regras. Havendo marco jurídico, poderão ser aplicados recursos [públicos] nas calçadas, por exemplo, assim como está sendo na região da Trajano Reis”, justificou o autor do projeto, durante a discussão no plenário. A proposta vem sendo discutida desde o 1º semestre desse ano com técnicos do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), a fim de analisar os impactos sobre bares, restaurantes, bistrôs e trânsito na região.
Maurício Marques, organizador da Feira Alto Juvevê Gastronomia ressalta que a aprovação do projeto irá promover benefícios para os comerciantes da área de alimentação. “Temos cerca de 40 restaurantes, bistrôs e lanchonetes na região que compreende Juvevê, Cabral e Alto da Glória, que poderão ter suas questões de segurança pública, emissão de alvarás, processos relacionados ao Meio Ambiente, iluminação pública de forma mais rápida uma vez que se torna um polo gastronômico”, explica o empresário.
LEIA TAMBÉM
Polo do Uberaba
Na mesma sessão, a Câmara Municipal de Curitiba votou em 1º turno também a criação do Polo Gastronômico da Avenida Senador Salgado Filho, na região do Uberaba. A proposta será votada em segundo turno nesta quarta-feira (18). O projeto, de autoria do vereador Helio Wirbinski (PPS), tem por meta fortalecer o comércio local por meio de oportunidades de trabalho e atrair investimentos de empresas na área de alimentação.
O projeto de Wirbiski delimita o polo gastronômico à extensão da Avenida Senador Salgado Filho, via que começa no Prado Velho, em frente à PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica), e atravessa o Guabirotuba e o Uberaba até o limite com São José dos Pinhais.