Plantão
Em episódio de reality, Erick Jacquin enfrenta sujeira e falta de liderança
No segundo episódio do programa, Pesadelo na Cozinha, exibido na quintas-feiras (2), na Band, o chef Erick Jacquin teve a missão de salvar o restaurante Najjah, que significa sucesso em árabe. O local serve rodízio de comida árabe, mas o proprietário Arthur não conseguia controlar a equipe e a cozinha não tinha um chef. Os cozinheiros Mineiro e Youssef (refugiado Sírio, há um ano e três meses no Brasil) viviam em pé de guerra e não respeitavam o gerente, Higor. Fátima, mãe de Arthur, era ajudante na cozinha e tentava acalmar os ânimos de todos. A falta de união da equipe refletiu diretamente no serviço e nas condições da casa. Resultado de tudo foi a sujeira e comida com sérios problemas de qualidade.
Depois de provar a comida Jacquin criticou a falta de tempero, desorganização do restaurante e brigas de funcionários. “A cozinha é um campo de batalha e a comida é sem sabor e sem tempero”, afirma o chef. Durante o primeiro serviço que Erick Jacquin acompanhou no Najjah clientes se recusaram a comer, e pratos encheram a lixeira.
Para o segundo serviço Jacquin tentou colocar cada funcionário para fazer seu devido trabalho. O restaurante precisava de um chef e Arthur nomeou Youssef para a função. O cardápio ganhou um novo prato: cordeiro com manjericão, semente de romã, tomilho, alecrim, grão-de-bico e hortelã. O segundo dia já começou desorganizado, sem lugar para colocar as comandas, o que causou erros nos pedidos. A desorganização da cozinha chegou ao salão e clientes reclamaram. Gritaria e pratos quebrados são o resultado da noite e dona Fátima teve que limpar a sujeira.
Jacquin e Arthur se encontram fora do restaurante em uma escola de Jiu Jitsu, o chef quis ensinar o proprietário a canalizar sua raiva. “Você precisa aprender a lutar”, disse. O campeão de UFC, Demian Maia, entrou no ringue e enfrentou Arthur que precisava aprender a se defender. Demian sentiu na pele a tensão de Arthur que precisava recuperar a autoestima e o restaurante.
Leia também:
Novo homem, novo restaurante
O Najjah ganhou nova decoração, com direito a espaço para fumar narguilé. A cozinha passou por reforma total, e ficou organizada e totalmente equipada. O novo cardápio tem shawarma de carne e frango (fechado e aberto), tabule, kibe cru, assado e frito, esfihas abertas, arroz com lentilha e cebola caramelizada, o cordeiro com grão-de-bico, mishuí de carne, frango e kafta e sobremesas árabes.
Na reabertura do Najjah, Jacquin pediu harmonia para a equipe que precisa trabalhar junta. Os pedidos começaram a chegar na cozinha e o chef comandou os funcionários, que precisaram refazer os pratos para agradá-lo. Demian Maia chegou com os amigos no restaurante e a pressão na cozinha aumentou. Jacquin ensinou o passo a passo do cordeiro para Mineiro, e reconheceu o esforço do funcionário que acerta a receita.
Jacquin parabenizou a todos pelo serviço e ganhou uma surpresa de Arthur, que tatuou o nome do programa, do restaurante e do chef no pulso. “Você foi uma luz no fim do túnel para mim”, falou o proprietário deixando o chef emocionado e com lágrimas nos olhos.
O programa será exibido novamente no domingo (5/02), às 20h05, e sexta (10/02), às 23h10, no Discovery Home & Health.