Plantão
Polêmica! Michele Crispim é acusada de copiar sobremesa vencedora de chef renomada
O Masterchef Brasil terminou, mas as polêmicas não. A vencedora da quarta edição do programa, Michele Crispim, foi acusada de copiar a sobremesa que apresentou na final da chef Bel Coelho. A receita em questão é a de um tartare de abacaxi, tapioca e baba de moça. A sobremesa faz parte do menu do restaurante Clandestino, comandado por Bel em São Paulo.
A primeira a “denunciar” o plágio foi a jornalista Ailin Aleixo, no Twitter: “Feio feio feio: Michele do @masterchefbr copiou receita da @BelCoelho_Br na cara dura”. Bel Coelho respondeu concordando com a acusação: “Sinto-me honrada de ser copiada, mas é feio não dar o crédito. Feio pra ela! E na final a sobremesa deveria ser uma criação”.
Apesar da afirmação da chef, “copiar” ou “se inspirar” em uma receita conhecida ou de outro profissional não é contra as regras do programa. Em nenhum momento havia a obrigatoriedade de as receitas apresentadas serem autorais, apesar de a questão ter sido destacada pela chef Paola Carosella.
Mais tarde, Bel postou uma foto do prato no Instagram dizendo que devia se sentir honrada por servir de inspiração e parabenizando Michele pela vitória. Horas depois, a chef do Clandestino reconheceu que foi impulsiva e vaidosa e pediu desculpas à Michele.
Esclarecimento
Na manhã desta quarta-feira (23) Michele Crispim desfez o mal-entendido em um post no Instagram e agradeceu a chef. A ganhadora do programa dedicou a vitória à cozinheira: “bom dia pra quem ainda praticamente não dormiu, inebriada por tanta emoção! Mas eu preciso fazer justiça publicamente. Já que no programa não passou, quero dar o merecido crédito a uma chef que sempre foi e será uma inspiração pra mim. A sobremesa do meu menu da final foi sim baseada na da chef Bel Coelho, a quem dedico parte da minha vitória!”.
LEIA TAMBÉM