Plantão
Chef curitibano conquista dólmã no primeiro episódio do MasterChef Profissionais
No primeiro episódio da terceira temporada do programa MasterChef Profissionais os chefs passaram por duelos ou provas entre quatro integrantes para garantir a dólmã que dá acesso ao programa. O episódio já mostrou que os chefs selecionados possuem grande conhecimento de técnicas, ingredientes e vasta experiência profissional – alguns cozinham há anos em restaurantes do exterior, outros fazem parte do staff de locais renomados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Pelos pratos apresentados, muito provavelmente, teremos uma temporada bastante disputada e com alto nível gastronômico.
Para decidir quem fica no programa, os participantes foram separados por especialidades: mediterrânea, finger food, fusion Brasil e França, confeitaria e culinária asiática. Sete competidores já garantiram a vaga no reality, incluindo o curitibano Andre Luis Fontana Pionteke. William, Thales, Roberta, Heaven, Rafael e Alex foram os outros chefs que venceram as provas. Os outros sete competidores serão conhecidos apenas no segundo episódio do programa, na próxima terça-feira (29).
Chefs de Curitiba
Andre Pionteke mora na Praia do Rosa, em Santa Catarina. Já passou pelo Mamma Mia Gastronomia, em Imbituba, (SC), mas foi em Curitiba que ele começou e desenvolveu grande parte da sua carreira, com passagens pelos restaurantes cozinhas do C la Vie, Tuna, Thai, Cantina do Délio, Estofaria Bar e Hotel Bourbon. O curitibano participou da última prova: de culinária asiática, que juntou competidores bastante organizados, concentrados e com muita habilidade. Os pratos dos quatro participantes foram elogiados pelo trio de jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. O chef Andre preparou uma barriga de porco laqueada na redução de dashi e bok choy, que ficou com sabor “forte e potente”, de acordo com o chef Fogaça.
Curitiba também foi representada no programa com o participante Getúlio Moura Gomes, atualmente no Rause Café e com passagens pelos restaurantes Jacobina e La Varenne. Paulista radicado em Curitiba, o chef participou da prova de cozinha fusion francesa e brasileira, mas foi eliminado ao preparar um pirarucu com foie gras com espuma de maracujá e arroz de legumes. Embora seu tempero tenha recebido elogios, o peixe acabou não chegando no ponto, o que resultou na eliminação do participante. O chef ainda tem mais uma chance de voltar ao programa com a repescagem que acontece no próximo episódio.
Primeiros momentos de tensão
Os embates entre os candidatos já deram o tom de emoção e desespero que o programa costuma ter. Alguns chefs se atrapalharam com o tempo – como Tatiana que entregou um trio de finger foods apenas com dois preparos -, outros esqueceram de pegar ingredientes na cozinha e alguns erraram no sabor. Entretanto, muitos outros momentos de tensão devem seguir nos próximos capítulos. Essa temporada do MasterChef Profissionais terá a maior prova da história do programa: uma refeição para 350 pessoas em um jogo de basquete. Outra novidade será uma prova na natureza, que exigirá que os competidores façam o próprio fogo para poder cozinhar.
LEIA TAMBÉM: