Plantão
Fogaça posta foto com leitão morto e divide opiniões
Uma postagem do chef Henrique Fogaça, conhecido como o jurado “durão” do programa MasterChef Brasil, está causando polêmica e opiniões divididas de seus seguidores no Instagram (@henrique_fogaca74) e outras redes sociais. Fogaça postou às 15h de segunda-feira (28) um retrato segurando um leitão morto em um gancho com a legenda “Hoje é dia de porco” com os emojis de porco e talheres. Imediatamente os comentários pipocaram – boa parte deles com palavras de baixo calão, tanto contra como a favor do chef.
O chef, que é corintiano, fez a postagem um dia depois de o Palmeiras, time rival do Corinthians, perder de goleada para o Água Santa Futebol Clube de 4 a 1 na 12ª rodada do Campeonato Paulista. Como o porco é o mascote do Palmeiras, a foto foi uma provocação.
“Desnecessário é seguir alguém que tem convicções diferentes das suas só para encher o saco. (…) essa foto é simplesmente o trabalho do dia”, ponderou uma das seguidoras. Outra seguidora usou ironia: “Oh, meu Deus, quanta crueldade, sempre achei que a carne nascia daquelas bandejas no supermercado”. Henrique Fogaça é chef e proprietário do restaurante paulistano Sal Gastronomia. Depois dos comentários nas redes sociais, Fogaça não se pronunciou nem respondeu a ninguém.
A polêmica da foto no Instagram do chef veio logo depois de efeito similar que o programa Tempero de Família, apresentado do modelo Rodrigo Hilbert, causou. Em 10 de março, o episódio do programa de televisão mostrou Hilbert abatendo um cordeiro para em seguida prepará-lo. No dia 14, após comentários nas redes sociais condenando o ato, o apresentador se desculpou em nota pública no Instagram e no Facebook, e a emissora editou o episódio para retirar as cenas consideradas chocantes pela audiência.