Plantão
Concurso de melhor hambúrguer do Brasil tem candidato do PR e chef Durski como jurado
Uma nova competição lançada pelo programa Mais Você da Rede Globo promete dar água na boca durante a semana. O Melhor Hambúrguer do Brasil vai apresentar durante quatro dias 12 hambúrgueres selecionados de chefs de todo o país. A cada dia, quatro finalistas serão avaliados pelo júri e apenas um irá para a final, que acontece na quinta-feira, quando o vencedor será escolhido. Dentre os participantes está o paranaense Vinícius Pires Martins, da hamburgueria Dom Carnívoro, de Maringá. A competição também conta com o chef Junior Durski como jurado técnico fixo, único que vai avaliar todos os finalistas.
Durski é o fundador da rede Madero, que atualmente tem mais de 100 restaurantes no país e vende uma média de mil hambúrgueres por mês. O Cheeseburger Madero, carro-chefe da casa, foi eleito pelo Prêmio Bom Gourmet 2017 como o melhor sanduíche de Curitiba. No programa, Ana Maria Braga ressaltou o conhecimento do chef em hambúrgueres relembrando o processo de pesquisa feito por ele antes de abrir seu próprio restaurante: foram 70 steakhouses americanas visitadas para entender o ramo.
Já o hambúrguer que está representando o Paraná é o Beeeeé Burger, da hamburgueria maringaense Dom Carnívoro. O sanduíche leva um hambúrguer de 200g de blend de cordeiro, cebola caramelizada no vinho tinto, tzatziki (coalhada com pepino e hortelã), queijo estepe, agrião, maionese e pão especial. Confira vídeo abaixo:
Primeiro dia
O Melhor Hambúrguer do Brasil estreou nesta segunda-feira (4) com a participação dos chefs Fernando Russell (SP), Fagner Sousa (MG), Jimmy Arruda (SC) e Jota (RJ), que prepararam suas receitas e foram avaliados pelos jurados
O júri artístico – que muda a cada dia – foi composto nesta segunda pelo apresentador Fernando Rocha e pelo cantor MC Koringa. Junior Durski compôs o júri técnico da competição, e é o único que vai estar presente durante toda a competição.
“O julgamento é difícil porque o nível é alto”, afirmou Durski sobre os preparos do dia. “Os quatro sanduíches poderiam ser signature, mas não o carro-chefe da casa pelo tamanho e pelo alto custo de produção envolvido”, ele explica.
O voto de Durski foi para sanduíche Austrália 57, de Fagner Sousa, pela harmonia da composição. Como houve empate, foi realizado um sorteio e o jurado Fernando Rocha foi escolhido para determinar o finalista. O vencedor do dia foi o chef Fernando Russell com o Camemburger, que leva uma peça inteira de queijo camembert empanado.
A competição
Para chegar aos 12 selecionados, o concurso analisou milhares de vídeos e receitas enviados do Brasil inteiro. Um total de 1201 receitas foram escolhidas, para depois serem reduzidas a 200. Um novo filtro levou os 100 selecionados até o estúdio do Mais Você para produzir a receita, para então chegar aos 12 finalistas apresentados no programa.
Cada dia de competição vai levar quatro finalistas, dos quais um será escolhido para participar da final na quinta-feira (7), quando será eleito o vencedor.
LEIA TAMBÉM