Plantão
15 fatos curiosos, histórias e personalidades do Mercado Municipal que completa 59 anos
Na última quarta-feira (2), o Mercado Municipal de Curitiba completou 59 anos. O espaço, inaugurado em 1958, é um ponto turístico de Curitiba e um dos principais locais para a compra de frutas, verduras e alimentos frescos na cidade. Além disso, no mercado é possível comprar milhares de produtos, entre eles temperos, especiarias, carnes, vinhos, queijos, cosméticos, artesanatos e até roupas.
Confira 15 curiosidades sobre o Mercado Municipal de Curitiba
1. O Mercado Municipal conta com uma estrutura de 15,6 mil metros, que reúne 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas, comandados por 196 comerciantes.
2. No total são mais de 72 mil produtos – atualmente, 79% dos boxes é destinado à gastronomia.
3. O ponto turístico recebe aproximadamente 65 mil pessoas por semana. Nos anos 2000, antes da reforma e ampliação do local, esse número era de 5 mil pessoas.
4. Entre os visitantes frequentes estão chefs de cozinha renomados de Curitiba, como Celso Freire e Junior Durski. O mercado também já recebeu personalidades como o jogador de vôlei Giba e a atriz curitibana Letícia Sabatella.
5. O prédio fica entre as ruas da Paz e General Carneiro, com entradas também para as avenidas Sete de Setembro e Presidente Affonso Camargo. No total, há 17 acessos distribuídos em seus quatro lados e dois andares.
6. Quando o atual Mercado Municipal foi inaugurado, não existiam a rodoviária atual, o viaduto e trincheira da Sete de Setembro. A via, inclusive, não era nem asfaltada ainda.
7. Esta é a quarta sede do Mercado Municipal, que surgiu na cidade em 1820, com as antigas “casinhas”, próximas à Catedral, na altura da atual rua Saldanha Marinho. A primeira sede do mercado estruturado ficava na atual praça Zacarias e surgiu em 1860. A segunda foi construída no Largo da Cadeia, atual praça Generoso Marques, em 1874. Em 1914, essa sede foi demolida para dar lugar ao Paço Municipal, sede da Prefeitura da capital. Então, o mercado funcionou no Batel, de 1915 a 1937, quando foi demolido. Em 1943, o urbanista francês Alfred Agache apresentou o Plano Agache, que propôs a construção de um novo Mercado Municipal, na sede atual. As obras começaram em 1956 e o mercado inaugurou em 1958. O projeto é do engenheiro Saul Raiz.
8. Desde então, o mercado atual já passou por várias revitalizações e reformas. Hoje, o espaço conta com uma cozinha gourmet equipada, uma pequena sala de apoio a eventos, sinalização trilíngue e um setor dedicado aos produtos orgânicos.
9. Aliás, o Mercado Municipal de Curitiba foi o primeiro do Brasil a inaugurar um setor dedicado aos produtos orgânicos, em 2009.
10. A estrutura do mercado também inclui uma sala de manipulação, onde, junto a uma veterinária, alimentos como bacalhau e embutidos são manuseados. Isso confere ao local o Selo de Inspeção Municipal.
11. Em mais de meio século de funcionamento, o mercado reuniu algumas personalidades. Uma delas é Mario Shiguemitu Yamasaki, um dos comerciantes mais antigos do mercado. Ele anda pelos corredores do local há 57 anos, desde quando tinha 5 anos de idade. Seus pais eram comerciantes de uma banca de hortaliças. Herdeiro do negócio, hoje ele é dono de cinco bancas de frutas e dois boxes e é também presidente da Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal.
12. O mercado é mesmo um local de negócios de família. Seu Osvaldo Cardoso Vieira, da banca Osvaldo Cereais, o permissionário mais antigo do mercado, inspirou as duas próximas gerações da família. Hoje, a filha dele, Luci Cardoso Vieira, é proprietária da mercearia Sissi Especiarias, e o neto, Alexandre Vieira, toca o Empório Curitibano.
13. Outra família marcante do mercado é a de Dona Julia Leiko Nakagawa, da Banca da Julia. Os dois filhos dela, Helena e Kiyosi Nakagawa, seguiram o caminho da mãe e hoje são proprietários da Banca da Helena e da Mercearia Vitalis, respectivamente.
14. No mercado, é possível encontrar produtos gastronômicos, de bebidas, carnes e frutas a especiarias e embutidos. Além disso, também há produtos de decoração, de limpeza, de armarinhos, cosméticos, roupas, artesanatos e presentes. Todo mês, na coluna Mercado Municipal, o Bom Gourmet indica novidades ou produtos do local.
15. É possível fazer um tour 360 pelo Mercado Municipal por meio do Google Maps. Mas é claro que é bem mais legal ir pessoalmente, né?
Leia mais