Plantão
Após conquistar estrela Michelin, chef vende pão de queijo para ajudar Brumadinho
Poucos dias depois de conquistar uma estrela Michelin com o restaurante Oka, em Paris, o chef carioca Raphael Rego, 34, encabeçou uma campanha solidária pelas vítimas de Brumadinho. No último domingo (27), dois dias após a barragem da cidade mineira ter se rompido, ele postou em seu Instagram que passaria a vender, a partir de segunda-feira, pães de queijo para arrecadar fundos às famílias.
“Mais uma tragédia evitável, mais vidas perdidas, mais natureza destruída. Nesse dia tão triste, cada um tem que fazer o seu porque juntos somos mais fortes! Como cozinheiro, vou fazer a minha parte”, escreveu ele na postagem.
Dias depois, outros chefs brasileiros se uniram ao carioca na campanha #paodequeijopelavida. Ana Luiza Trajano, à frente do Instituto Brasil a Gosto, se posicionou como parceira do movimento, ajudando a mobilizar outros profissionais do país.
“Quem quiser ajudar pode entrar em contato conosco – seja com pão de queijo ou qualquer produto ou receita de seu negócio que possa ser revertida para as vítimas. Em breve, vamos começar a anunciar as casas parceiras, em nossos canais de comunicação”, publicou em seu perfil no Instagram.
Unidos pela causa
O casal de chefs Jefferson e Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça e A Casa do Porco, de São Paulo, também se uniram à causa. No primeiro restaurante, a renda da famosa Galinhada será destinada à campanha. Na Casa do Porco, o Arroz de Suã.
Silvia Percussi, de São Paulo, André Saburó e Joca Pontes, de Recife, também estão participando do movimento.
Para aderir à campanha, basta entrar em contato com o Instituto Brasil a Gosto (@institutobrasilagosto) pelo Instagram. O telefone é (11) 97087-8109 e o e-mail contato@brasilagosto.org.
LEIA TAMBÉM