Plantão
Gelo do Starbucks tem bactérias fecais, diz BBC
O programa “Watchdog”, do canal de televisão britânico BBC, realizou uma investigação que identificou a presença de bactérias fecais em níveis “preocupantes” em bebidas das redes de cafeteria Starbucks, Caffe Nero e Costa Coffee, no Reino Unido. O programa, cujo nome em inglês significa “cão de guarda” (em tradução livre), atua em defesa dos consumidores. O episódio com a reportagem vai ao ar na noite desta quarta-feira (28).
Segundo o especialista consultado pelo programa, Tony Lewis, essas bactérias não deveriam aparecer nas bebidas em “nenhum nível” por serem “possíveis patógenos e fonte de doenças para o homem”. Em cada uma das redes foram encontrados níveis diferentes de bactérias.
O programa avaliou também a limpeza de mesas, bandejas e cadeiras em 30 unidades das redes. Das dez amostras coletadas na Costa Coffee, sete apresentavam bactérias fecais. No Starbucks e na Caffe Nero, três das dez amostras tinham bactérias fecais coliformes.
A rede Starbucks disse que está conduzindo uma investigação interna sobre as denúncias. A Costa Coffe informou que já atualizou os procedimentos para a manipulação do gelo e que está introduzindo novos equipamentos de armazenamento. A Caffe Nero disse que está realizando uma investigação profunda e que está tomando as devidas providências.
LEIA TAMBÉM