Thumbnail

Plantão

André é eliminado do MasterChef e o choro toma conta de jurados e participantes

Patricia Favorito Dorfman, especial para o Bom Gourmet
14/11/2018 12:30
A edição da terça, 13, foi de eliminação para o chef curitibano André Pionteke. Depois da equipe azul não ter conquistado a preferência dos convidados pernambucanos na prova principal, que levou todos os participantes para Recife, criar um menu completo com os sabores locais – sertão e mar – André foi para a prova de eliminação junto com Manoela e William. Subiram para o mezanino Heaven, Daniel e Rafael.
André Pionteke na prova de eliminação. Foto: Prova de eliminação no Masterchef 2018. Foto: Carlos Reinis/Band
André Pionteke na prova de eliminação. Foto: Prova de eliminação no Masterchef 2018. Foto: Carlos Reinis/Band
Na prova de eliminação o desafio foi trabalhar com fermentação. “Saber trabalhar com os fermentados é bem complexo”, disse Henrique Fogaça na apresentação das 11 possibilidades colocadas a disposição dos participantes. “Precisa ter paladar apurado e bastante criatividade.” Quando a prova foi revelada, André demonstrou não estar confortável, com gestos de apreensão, o que chamou a atenção de Paola Carosella. “Eu tenho bom conhecimento com produto fermentado. Mas a pressão que eu estou sentindo hoje tá muito maior do que o conforto de trabalhar com os fermentados”, disse André.
A apresentação do prato agradou a jurada Paola, que elogiou, “ele é moderno e contemporâneo”. Mas não foi suficiente. O copa lombo ao molho kimchi, com quiabo, picles de maçã verde e laranja, foi a escolha de André para trabalhar com o fermentado kimchi. Kimchi é um prato bastante popular para os coreanos, como o arroz e feijão para os brasileiros, feito principalmente de acelga mas que pode levar outras verduras. A conserva é do bem por conter muitos probióticos.
“Esta faltando equilíbrio nesse prato. Muito seco para mim”, disse Erick Jacquin. Ao final das apresentações, o prato feito por William, que escolheu umeboshi, foi considerado o melhor. Entre Manoela e André, os jurados mantiveram a chef e eliminaram André. “A cabeça fora do programa foi o que mais me prejudicou nessa prova. Problemas pessoais acabaram interferindo no meu desempenho no MasterChef Profissionais, mas eu saio feliz, mesmo com a derrota. Porque eu consegui mostrar quem eu sou. Consegui ser verdadeiro e as pessoas gostaram disso. Meu objetivo aqui está concluído: mostrar minha filosofia de vida e de trabalho”, considerou André após a eliminação.
Despedida de André Pionteke do Masterchef 2018. Foto: André Pionteke na prova de eliminação. Foto: Prova de eliminação no Masterchef 2018. Foto: Carlos Reinis/Band
Despedida de André Pionteke do Masterchef 2018. Foto: André Pionteke na prova de eliminação. Foto: Prova de eliminação no Masterchef 2018. Foto: Carlos Reinis/Band
Chorando muito, Paola Carosella falou a André. “Pouquíssimos cozinheiros quase ninguém me inspirou nas competições do MasterChef. Você não só me inspirou, como eu o admiro muito, muito de verdade. Admiro seu trabalho. Você deveria estar na final. Para mim é muito difícil te deixar ir. Independente de você não levar o prêmio em dinheiro o Brasil te premiou. Você já ganhou. Parabéns!”
Para Henrique Fogaça, André é um cara ímpar. “Sua postura, na sua tranquilidade de cozinhar. Tem uma força interna ai invejável. Você cozinha demais”, confirmou. Para William, a saída de André foi muito triste. “Ele compartilha o amor pela cozinha. Ensinou muito aqui. Muito triste de ver ele partir. Se eu ganhar essa vai ser por ele também.”
Leia também

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail