Thumbnail

Pessoas

Você sabe o que é a ostra do frango? Aprenda com o MasterChef

Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
13/07/2016 14:45
O participante Lee recebe as ostras do frango para sua preparação. Fotos: Carlos Reimis/ Band/ Divulgação
O participante Lee recebe as ostras do frango para sua preparação. Fotos: Carlos Reimis/ Band/ Divulgação
Uma parte do frango pouco conhecida chamou a atenção no último episódio do MasterChef, exibido nesta terça-feira (dia 12). Foi a ostra do frango. Para muitos, é considerada o filé mignon da ave. É um pedaço mais escuro que fica junto à carcaça. Ele tem o sabor da coxa e a textura do peito da ave, explicou Paola Carosella durante o programa. Todas as partes do frango foram usadas na prova de eliminação que levou Aluísio de volta para casa.
Cada um dos participantes da equipe que foi a pior na primeira prova, na qual prepararam pratos para hóspedes VIPs do hotel Sheraton, recebeu uma parte do frango: asinhas, sobrecoxa, miúdos e as ostras (que, segundo Paola, são jogadas fora em muitos lugares).
As ostras foram destinadas ao participante Lee, que as marinou em alho e shoyo e as preparou com vegetais salteados, purê de couve flor e arroz frito. “Foram três ingredientes. É o que eu digo, menos é mais”, elogiou Fogaça.
Paola Carosella mostra onde fica a ostra do frango.
Paola Carosella mostra onde fica a ostra do frango.
As asinhas foram o pesadelo de Aluísio. Já na distribuição, ele afirmou que não gostaria de trabalhar com esse corte. E justamente ele que se destacou por causa de uma galinhada durante a seleção, saiu por causa da ave. As asinhas preparadas com legumes da horta e pirão estavam sem tempero e sem o protagonismo que a ingrediente exigia, segundo os jurados, além de serem servidas com o osso.
Raquel, que por pouco não foi eliminada, preparou moela na pressão com polenta de milho e quiabos salteados (moela e quiabo duros). Leonardo, o melhor da prova, apesar de ter desossado a sobrecoxa (o que causou tensão no pessoal do mezanino), a preparou com curry, moyashi e shiitake.
A modelo Carol Trentini, uma das hóspedes que recebeu os pratos, aplaude a equipe de Leonardo, que perdeu a prova.
A modelo Carol Trentini, uma das hóspedes que recebeu os pratos, aplaude a equipe de Leonardo, que perdeu a prova.
Na primeira prova, antes da eliminação, os participantes tiveram que preparar pratos para hóspedes selecionados do hotel. Nada menos do que a modelo Carol Trentini e a cantora Paula Lima. Erick Jacquin explicou que trabalhar em hotel é “outra profissão”. A comida tem que chegar quente no quarto e há obstáculos, como elevador, até ele chegar ao destino.
Os hóspedes tinham dois cardápios e, com base neles, escolhiam seus pratos: robalo no vapor com azeite de ervas e tian de legumes (assados no forno e sobrepostos), ravioloni de pupunha, carré de cordeiro ao molho de vinho e gratin de batatas e como sobremesa, mil folhas com creme de cumaru ou mousse de coco com baba de moça. As duas equipes cometeram erros graves. A equipe azul, capitaneada por Leonardo, errou o ponto do carré – que deveria ser bem passado – e a pessoa não comeu. Já a equipe vermelha, cuja capitã foi Bruna, trocou um dos pratos, entregando um peixe em vez do carré. A equipe azul levou a pior.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail