Pessoas
Segundo dia seleção ao MasterChef Brasil teve gringos, porco cru e galã

“ A gastronomia é muito importante na cultura de uma nação, mas às vezes a gente precisa se adaptar a essa cultura porque estamos no Brasil”. A frase foi uma das justificativas do chef e jurado Erick Jacquin, também estrangeiro, para justificar o “não” ao prato “Jangada do Mar”, da tailandesa Yukontorn Tapabutt. Ela foi uma dos vários estrangeiros que tentaram uma vaga ao MasterChef Brasil no segundo episódio da temporada 2016 do programa que foi ao ar na noite desta terça-feira (22).
O programa, que ainda está na fase selecionar os 21 aspirantes a chefs profissionais que vão participar dessa temporada, contou também com brasileiros de várias regiões do país se arriscando na diversidade da gastronomia inspirada em outros países. A fisioterapeuta Luriana Toledo fez um Magret de Pato. Foi aprovada por Henrique Fogaça, ganhou um “não” de Paola e, apesar do comentário de Jacquin ter desconcertado a moça no início do preparo (“Eu não perguntei o que você gosta, perguntei como você vai fazer”), foi aprovada por ele.

Descendente de chineses e austríacos, Leonardo fez um italianíssimo macarrão à carbonara. Ganhou o avental e elogio dos internautas, que já o elegeram o “gato” da temporada. A seleção também contou com portugueses e argentinos. E até gêmeas idênticas participaram do segundo episódio. As irmãs Amanda e Aretuza tentaram passar pela segunda fase, mas tiveram seus pratos comparados à comida de hospital.
A participante Adriana também saiu sem o tão esperado avental pelo grande erro de ter servido uma carne de porco crua. Segundo a chef Paola, ela não queria entrar no programa porque o restante do prato estava ótimo. “Ela sabia cozinhar e fez de propósito”, disse.

Os comentários jocosos e irônicos dos jurados mostram que os participantes dessa edição precisam ter estômago para superar cada fase e buscar o prêmio final. O vencedor vai ganhar R$ 150 mil e um curso na consagrada escola francesa Le Condon Bleu, em Paris, além de R$ 1 mil por mês, durante um ano para fazer compras no Carrefour e o troféu de MasterChef.
No próximo programa, a procura pelos candidatos chega ao fim. A competição, depois, vai ficar ainda mais difícil. Os vitoriosos enfrentarão duas provas de alto nível culinário, com mais exigência técnica. No episódio, que vai ao ar dia 5 de abril, mais da metade dos participantes será eliminada. Isso significa que 21, dos 46 participantes vão devolver o avental em uma única prova.