Pessoas
Francês é o novo chef do Vin Bistro

Emiliano Damion, francês radicado em Curitiba desde 2010, é o novo chef do Vin Bistro, restaurante franco-italiano localizado no Batel. O cozinheiro de 33 anos assumiu a cozinha há dois meses e, atualmente, está trabalhando para reformular o cardápio que deve ficar um pouco menos italiano e ainda mais francês.
“Estou trabalhando para realçar os pratos europeus, franceses em particular”, disse em entrevista ao Bom Gourmet. As primeiras novidades são esperadas para o final do ano. “Emiliano vem da cozinha clássica francesa, então com essa mudança queremos trazer pratos mais clássicos para o cardápio. Mas nada radical. Os pratos importantes, como polvo e mignon, vão continuar”, explica o proprietário da casa, Ronaldo Bohnenstengel.
Por enquanto, Damion elaborou o cardápio do Festival de Mignon, servido na casa até 30 de novembro. São oito pratos que custam de R$ 49 a R$ 59. Destaque são o straccetti (tiras) de mignon com rúcula e risoto de vinho tinto, tournedo ao molho poivre vert com batata daphinoise e tournedo ao molho café de Paris com risoto cacio pepe.
Damion, que trabalha na cozinha desde os 14 anos, tem passagens pelo Hotel Le Saint Sauveur, em Nice, onde ficou por quatro anos, e no Bistro Jean Luc, em Paris. Na capital paranaense, já foi instrutor da rede Madero por dois anos, trabalhou na cozinha do Picanha Brava por um ano e foi sócio-restaurateur do Gambero, restaurante contemporâneo que funcionava no Batel.