Pessoas
No melhor restaurante da Ásia você come 25 pratos em uma única refeição

Pelo terceiro ano consecutivo, o restaurante Gaggan, em Bangkok, na Tailândia, foi eleito o melhor restaurante da Ásia pela premiação 50 Best Restaurants Asia, promovida pelo grupo da revista britânica Restaurant. A revelação da lista foi em uma festa realizada na capital tailandesa na noite de terça-feira (22).

O restaurante tem como mote a culinária indiana feita com técnicas contemporâneas. Gaggan serve apenas um menu degustação de 25 pratos dividido em snacks, que “bombardeiam” o comensal, e em pratos que fogem da apresentação tradicional da cozinha indiana: passa longe de tigela e ensopados.

A irreverência do chef Gaggan aparece antes mesmo de servir o primeiro prato: o cardápio está escrito apenas com emojis. Alguns dão a dica do que é feito o prato, como uma pimenta ou uma berinjela, mas muitos são apenas sinalizados com um ícone de beijo ou um buraco de golfe.
Há cinco semanas, o chef estreou um novo menu no mesmo estilo e publicou a sequência de emojis no seu Instagram. Como destaque do cardápio servido em 2016, a Restaurant elenca a explosão de iogurte com matchá vermelho e carvão, um dos “petardos” que iniciam a refeição.

O cliente deve reservar sua mesa com no mínimo uma semana de antecedência e cada reserva pode ser feita para até seis pessoas. O preço do menu é de THB 4 mil, o equivalente a R$ 350. São dois horários para jantar: às 18h ou 21h. Ao final da refeição, os clientes recebem uma cópia do menu com o nome dos pratos junto dos emojis.
Premiações do Gaggan

O chef indiano Gaggan Anand mora na Tailândia desde 2007 e abriu o Gaggan em 2010 em Bangkok. O restaurante apareceu em 10.º entre os melhores da Ásia na primeira edição do prêmio para o continente, em 2013. Em 2014 estreou na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 17.º lugar, sendo destaque como o estreante mais bem posicionado, e no mesmo ano ficou em terceiro lugar na lista dos 50 melhores da Ásia. Desde 2015, o primeiro lugar da regional é dele. Em 2016, a história do chef Gaggan Anand foi contada em um episódio da série documental Chef’s Table.
50 Best Restaurants Asia
O ranking dos 50 melhores restaurantes da Ásia teve dez novos nomes em 2017, sendo quatro de Bangkok, na Tailândia. O país tem nove restaurantes na lista, assim como China, Japão e Singapura. Dentre os novos na lista, está Odette, em Singapura, entrando em nona posição. Nos prêmios individuais, o restaurante Locavore, em Bali, subiu 27 posições, ficando em 22.º. Dave Pynt, do Burnt Ends (Singapura) recebeu o prêmio do reconhecimento dos pares, enquanto o italiano Umberto Bombana, do Otto e Mezzo em Hong Kong, ganhou o prêmio por sua carreira. O chef mora há 25 anos no continente.
Kazutoshi Narita, do Esquisse (Tóquio) foi eleito o melhor chef pâtisser e May Chow, do Little Bao (em Hong Kong e Bangkok), recebeu o prêmio de melhor chef mulher do continente asiático.
***
LEIA TAMBÉM