Thumbnail

Pessoas

Eliminação do MasterChef Profissionais teve preparo de ostra em 15 minutos

Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
02/11/2016 12:47
Uma explosão de mar na boca. A principal característica da ostra foi levada ao extremo no episódio desta terça-feira, dia 1, do MasterChef Profissionais quando os participantes precisaram preparar um prato com ostra em 15 minutos. A própria jurada Paola Carosella, explicou a dificuldade da prova de eliminação “A ostra é meio independente, meio solitária. Não requer muitos acompanhamentos”. E foi a simplicidade de sabores que definiu a prova disputada entre Luiz Filipe Jacob e Dário Costa. Quem levou a melhor e continua no jogo foi o Dário.
Enquanto Luiz Filipe fez uma ostra com aïoli de missô (com a água da ostra) com vinagrete de cebola e ovas de salmão, apoiadas em sal grosso do Himalaia, Dário serviu ostra “apenas” com vinagrete de manga, cebola, limão siciliano e dill, colocadas sobre o gelo. Os três jurados falaram sobre o seu voto. Jacquin gostou no sabor da ostra de Luiz Filipe. Paola escolheu Dário pelo fato de a ostra estar gelada e Fogaça, segundo ele mesmo, foi pela tropicalidade e escolheu Dário. “Vocês são mais jovens do que eu, estão me inspirando a abrir portas. A ir atrás de mais”, comentou Paola.
Foto: Carlos Reins/ Band/ Divulgação
Foto: Carlos Reins/ Band/ Divulgação
LEIA MAIS
Antes da eliminatória final, quatro candidatos se enfrentaram ao preparar avestruz e rã. Para a prova, tiveram mercado livre, mas apenas 30 minutos de execução. Dário enfrentou Ivo no avestruz e Luiz competiu com Priscylla com a rã.
Segundo Erick Jacquin, o segredo do avestruz é o ponto. “Ele resseca rápido. Mas, ao mesmo tempo, é saboroso”, explicou. A rã, segundo ele, é uma tradição na cozinha francesa. “É uma carne muito delicada. Mas, não tem muito gosto”. Ele contou que prepararia o avestruz com molho de chocolate e um ravióli de rã.
Dário, preparou um avestruz grelhado com molho de uva com batatas e aspargos, mas apresentou a batata crua, o que o levou à prova final de eliminação. Ivo, que se saiu melhor, fez avestruz grelhado com mousseline de inhame, redução de vinho do Porto e chips de bacon. Os jurados destacaram a força do bacon, o doce do vinho do Porto e a neutralidade do purê, apesar de ter escolhido um corte alto da carne, o que não agradou.
Já na rã, Priscylla levou a melhor, servindo uma rã salteada com gengibre e alho e batatas e tomates cereja confitados. “Achei que o gengibre e o alho não iam combinar, mas me surpreenderam” falou Jacquin. Luiz fez uma rã empanada com farinha panko, com purê de cebola (e chuchu) e salsa de tomates tostados com salada fresca de erva doce e salsão. O que definiu a escolha de Luiz Filipe foi a falta de tempero na rã. Com isso, Ivo e Priscylla subiram ao mezanino.
Na primeira prova, os participantes foram além dos limites do prato e tiveram que criar obras de arte gastronômicas, explorando ao máximo a criatividade. A prova foi realizada no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e eles foram avaliados por artistas plásticos brasileiros renomados como Alex Flemming, Ana Elisa Egreja, Antonio Peticov, Fabio Miguez, Israel Macedo, Leda Catunda, Nina Pandolfo, Nino Cais e Rodrigo Andrade.
Esse foi um exemplo de tela-prato que eles tiveram que reproduzir. Foto: Comunicação Band
Esse foi um exemplo de tela-prato que eles tiveram que reproduzir. Foto: Comunicação Band
Os chefs foram organizados em duplas decididas pelo chef Ivo Lopes que, no sorteio, tirou o pincel dourado. Eles tiveram 15 minutos para pensar o prato-tela e duas horas para preparar. Duas duplas se salvaram: uma pelo sabor — Dayse e João — e a outra pelo visual — Marcelo e Fádia.
A prova teve ovo de codorna solto de cima, molho na seringa, pinceladas com molho purê amassado na mesa e muito dripping (a técnica de “jogar” na tela). Em termos de sabor, teve emulsão de tomate e pimentão, camarão defumado com alecrim, ninho com alho poró frito, molho de laranja com cenoura e maracujá e até nhoque de banana da terra.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail