Thumbnail

Pessoas

João Gordo é sucesso com canal vegetariano no Youtube

Gazeta do Povo
12/04/2016 21:07
O grande talento de João Gordo está no gogó. Começou nos anos 1980, como vocalista da banda punk Ratos de Porão e na década seguinte virou repórter e apresentador na MTV Brasil. Foi nesta emissora que João começou com os programas de entrevista, como o Gordo a Go-go e o Gordo à Bolonhesa, em que entrevistava convidados e também preparava uma refeição. Há um ano e meio, o paulistano de 52 anos lançou o canal Panelaço no Youtube, nome inspirado nas manifestações populares da Argentina, país de origem de sua esposa, Viviana Torrico. Os vídeos são publicados sempre às quintas, e há quase 90 vídeos postados e 131 mil inscritos.
Apesar dessa nova faceta da gastronomia, não abandonou a música. Percorre o Brasil para discotecar. No começo de abril este em Curitiba para tocar como DJ no Vox Bar.
João Gordo é vegetariano há 14 anos e em seu programa de internet, prepara apenas comidas vegetarianas estritas, ou seja, sem laticínios, ovos e mel. Enquanto cozinha, ele bate um papo com personalidades brasileiras das mais variadas áreas. Já foram entrevistados no Panelaço pessoas como Alex Atala (que dominou a preparação de uma moqueca, ensinando o apresentador como usar o dendê), Costanza Pascolato (para quem preparou um sorvete de frutas vermelhas com banana) e Adriane Galisteu, de quem é amigo desde os tempos de repórter.
Alex Atala foi um dos primeiros convidados do Panelaço, para quem João Gordo preparou uma moqueca. Imagem: Reprodução/Youtube
Alex Atala foi um dos primeiros convidados do Panelaço, para quem João Gordo preparou uma moqueca. Imagem: Reprodução/Youtube
Algumas das preparações são improvisadas pelo apresentador e seus convidados nem sempre são vegetarianos. Seu prato preferido é moqueca. “Basicamente são duas coisas que eu não gosto gastronomicamente: quando minha esposa exagera na alga e carne”, disse. Carnes ele parou de comer depois que operou o estômago. “Eu acho que ainda existe preconceito com esse estilo de vida, que eu considero ser o futuro da alimentação”, declarou sobre o vegetarianismo.
Foi em 2013, ao preparar um prato indiano para Luciana Gimenez no programa Luciana by Night, que João Gordo notou que cozinhava bem. “Levei um prato indiano que eu costumo fazer chamado panduranga, que é basicamente soja com leite de coco e curry. Ela, que tem fama de não comer muito além de salada, comeu e adorou. Aí eu pensei: pô, então esse negócio deve ser bom mesmo [risos]”. Pouco mais de um ano depois ele estreou o Panelaço, cujos resultados o animam. “Hoje eu sou muito mais famoso do que na época da MTV, porque o acesso ao canal antes era limitado. A Internet possibilita um alcance maior de pessoas que assistem e gostam do que eu faço. Para mim, é muito gratificante ser a porta de entrada de algumas pessoas para o vegetarianismo”, disse.
Recentemente, João assinou um contrato com o Canal Brasil para apresentar um programa noturno chamado Eletrogordo, em que ele entrevistará as pessoas enquanto conserta equipamentos eletrodomésticos. Cozinhar ele sabe, mas consertar eletrodomésticos, aparentemente não. Para o Uol, o apresentador disse que “na televisão tudo é mentira”. O programa Eletrogordo ainda não tem data de estreia.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail