Thumbnail

Pessoas

Em reality, chef Jacquin retorna ao local de seu restaurante que “quebrou” em 2013

Bom Gourmet, com colaboração de Amanda Lüder e Karen Sailer
07/04/2017 20:26
O décimo primeiro episódio de reality Pesadelo na Cozinha, transmitido e reprisado pela Band, esteve repleto de críticas, mas dessa vez ao próprio Erick Jaquin. O chef foi até São Paulo com o objetivo reerguer o Sal e Pimenta, restaurante português que estava quase falindo. Os funcionários e proprietários do local,  pai e filho Ari e Vinicius Gonzales, estavam bastante relutantes ao ouvir os comentários negativos feitos por Jacquin. “Aqui no Sal e Pimenta quem manda sou eu”, falou Ari.
Além da crítica ao cardápio e à higiene do local, Erick Jacquin também reclama da decoração do Sal e Pimenta que, para ele, parece um museu. Foto: Divulgação.
Além da crítica ao cardápio e à higiene do local, Erick Jacquin também reclama da decoração do Sal e Pimenta que, para ele, parece um museu. Foto: Divulgação.
O descrédito ao chef pelos participantes desse episódio o levou a tomar medidas inusitadas. Primeiro, Jacquin chamou o crítico de gastronomia do jornal Estado de S. Paulo, Luiz Américo Camargo, para avaliar a comida do restaurante. Ele já havia escrito uma crítica positiva sobre o Sal e Pimenta em 2008, porém afirma que os pratos perderam a qualidade: “Essa manteiga, desculpe dizer, é uma das piores coisas que eu comi ultimamente”.
Depois, Jacquin levou Ari e Vinicius para o local onde ficava o seu antigo restaurante, a “Brasserie”. O chef de cozinha não conseguiu manter em pé o seu negócio. “Eu não fechei por falta de qualidade. Eu não fechei porque os clientes reclamavam. Eu fechei porque eu não tinha clientes o suficiente, com certeza”, afirma Jacquin.
Jacquin conta que começava a trabalhar às 4h30 quando era o dono da “Brasserie”. Imagem: Reprodução/Band.
Jacquin conta que começava a trabalhar às 4h30 quando era o dono da “Brasserie”. Imagem: Reprodução/Band.
O chef aconselhou Vinicius a tomar as rédeas do Sal e Pimenta: “Eu quero que você seja o cara. Eu não quero mais ouvir você falar do seu pai”. Ao final do episódio, depois de tanta relutância, a equipe do restaurante aceitou as críticas e se entendeu com o chef. O participante Vinicius Gonzalis ainda aproveitou para pedir um estágio para Jacquin, que contratou o rapaz para trabalhar em seu restaurante Tartar & Co. O estágio, no qual trabalha cerca de 5h30 por dia, é apenas para obter experiência, por isso dedica-se voluntariamente.
LEIA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail