Thumbnail

Pessoas

Releitura de pad thai elimina competidor na repescagem do Masterchef

Bom Gourmet
18/10/2017 13:18
O episódio exibido na terça-feira (17) do MasterChef Profissionais teve pratos clássicos como protagonistas e o melhor exemplo daquela alegria que dura pouco: Guilherme venceu a repescagem, mas acabou eliminado na mesma noite.
Retorno durou pouco: Guilherme venceu a repescagem, mas acabou eliminado na mesma noite com Pad Thai com ingredientes em excesso e sem coerência. (Foto: Band)
Retorno durou pouco: Guilherme venceu a repescagem, mas acabou eliminado na mesma noite com Pad Thai com ingredientes em excesso e sem coerência. (Foto: Band)
Os oito cozinheiros eliminados no programa até aqui tiveram a chance de voltar ao programa em três provas de pressão. A primeira tinha como ingrediente obrigatório o foie gras – fígado de pato ou ganso com alto teor de gordura e textura amanteigada. Polêmica e adorada pelos “gourmets”, a iguaria chega a custar mais de R$ 300 o quilo.
Os competidores tiveram 20 minutos para preparar os pratos. Os três piores foram eliminados e não participaram da próxima prova. Favorita do público, a pernambucana Mirna preparou um sagu com vinho do Porto e foie gras selado e fez parte da primeira leva de eliminados, junto com Berta e Pedro.
LEIA TAMBÉM
Na segunda etapa, os cozinheiros remanescentes precisaram preparar um mignon também em 20 minutos. A proposta era surpreender na combinação dos acompanhamentos e acertar o ponto da carne. Na avaliação dos jurados, Bárbara e Edney tiveram problemas com o ponto do mignon. Angélica completou o trio de eliminados da prova.
Por fim, Guilherme e o gaúcho William disputaram o retorno ao programa. Eles tiveram de cozinhar um prato autoral sem ingredientes obrigatórios em 30 minutos. Guilherme se arriscou ao desossar um pato para cozinhar um magret ao molho de frutas vermelhas com risoto de pimenta-de-cheiro. Já William apostou em um carré de cordeiro com mousseline de mandioca. Guilherme venceu e voltou a competir no reality.

Pad thai desconhecido e edamame com casca

A última prova da noite reuniu todos os competidores, inclusive Guilherme. Eles tiveram que fazer a releitura de um prato clássico da cozinha tailandesa, o pad thai, feito com macarrão de arroz e especiarias combinadas com frutos do mar, legumes ou carne.
Pablo, Francisco e Clécio não conheciam o prato e ficaram preocupados já que a prova eliminaria um participante. Outros, como o curitibano Ravi, se mostraram mais confiantes na execução do pad thai. Francisco foi considerado o melhor da prova usando arroz no lugar do macarrão e Ravi foi um dos destaques positivos ao apresentar um prato no qual os jurados tinham de montar as combinações e comer com as mãos.
Raíssa cometeu um erro grave ao servir o prato com edamame ainda dentro da casca (dura e difícil de comer dependendo do tamanho da vagem). O ingrediente é uma vagem de grãos de soja normalmente encontrado no Japão, Havaí, China e Coreias. A competidora chorou bastante ao ser criticada pelos jurados, mas acabou permanecendo no programa.
Guilherme foi escolhido como o pior da noite e foi eliminado. Segundo os jurados, ele não seguiu uma direção na construção do prato, usando ingredientes em excesso e sem coerência.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail