Pessoas
Quem vence? Francisco e Pablo disputam final do MasterChef Profissonal nesta terça
A final do MasterChef Profissionais acontece nesta terça-feira (5) entre Pablo e Francisco. É a primeira final masculina da história do reality. O programa desta noite será nos moldes da outras finais, com a preparação de um menu degustação autoral. Porém a prova será em seis tempos, com duas entradas, dois pratos principais e duas sobremesas.
FRANCISCO
O cozinheiro mais experiente da competição, Francisco Pinheiro se destacou no programa pela liderança e segurança na forma como trabalha. Mesmo quando esteve entre os piores, “Paizão” (como foi chamado pelos competidores) mostrou que os anos de cozinha fazem diferença na competição.
Apesar da experiência e de ser cotado como um dos favoritos ao título, Francisco esteve perto de sair da competição em alguns episódios. Carregou sempre um terço na mão como amuleto e foi criticado pelos participantes por ser considerado individualista e ajudar pouco os demais cozinheiros.
Francisco começou a carreira como confeiteiro em uma padaria aos 16 anos. Aos 21 já era chef de cozinha. Passou por restaurantes estrelados e trabalhou por anos com o chef francês radicado no Brasil Laurent Suaudeau, seu mentor na gastronomia. Atualmente comanda a cozinha de dois badalados restaurantes em São Paulo, o Bar Número e o Ilha das Flores.

PABLO

Embora tenha sido apontado como favorito pelos colegas, o mineiro Pablo Oazen começou o programa desacreditado. Ficou entre os piores diversas vezes e foi duramente criticado por Erick Jacquin, com quem já havia trabalhado.
Pablo cresceu ao longo da temporada elaborando pratos cada vez melhores. Arrancou elogios dos jurados, como o de Paola Carosella, que disse que uma de suas criações era a melhor sobremesa que ela já havia provado na vida.
Formado em Turismo, Pablo decidiu mudar de área depois que estagiou na cozinha de um hotel em Portugal. Passou por restaurantes estrelados da França, Espanha e Portugal, além de ter trabalhado como consultor, chef de eventos e professor universitário de gastronomia. Atualmente possui um gastrobar e uma sanduicheria em Juiz de Fora (MG), o Garagem Gastrobar e o Bull & Beer.
LEIA TAMBÉM