Pessoas
Falta de sal elimina participante do MasterChef
Não é só você quem tem dificuldade para acertar o sal em todas as suas receitas. No episódio do MasterChef, que foi ao ar na última terça-feira (26), a falta do ingrediente foi decisiva para a eliminação de Rodrigo Domingues (Tenente). O cozinheiro errou feio na hora de temperar três pratos de staek tartare (cada um com uma carne diferente) e foi considerado o pior da noite pelos jurados Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin. A paranaense Thaiana Wosniak nem precisou participar da prova de eliminação e segue na disputa.
Na primeira parte do programa, os participantes se dividiram em dois grupos para oferecer serviço de catering na Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e uma das mais importantes casas de concertos e eventos do Brasil, onde são realizados concertos na capital paulista. A ideia era oferecer o serviço para os integrantes de uma orquestra e àqueles que foram assisti-la. O formato é considerado por Fogaça uma grande opção para chefs atualmente.

LEIA MAIS:
Aluísio Nahime, de São Paulo, ganhador da prova na semana anterior e Guilherme Joventino, de Belo Horizonte, vencedor da prova da eliminação do bolo de três camadas, foram os líderes; considerando que a vencedora do último desafio, a também mineira Raquel Novaes, já desfrutou da sua vantagem, a de cozinhar lado a lado com o chef Tsuyoshi Murakami no episódio da semana anterior.
O tempo de prova foi de 1h30. Neste tempo, os cozinheiros precisaram preparar um menu completo. Os membros da orquestra e o público que assistia à apresentação degustaram os pratos e votaram em que deveria ser o vencedor. Convidados especiais como Maria Paula, Marina Person, Didi Wagner, Lorena Calabria, Isabeli Fontana e a dupla de artistas OSGEMEOS, também participaram da votação. Com a diferença de 20 votos (59 X 39) o time de Guilherme venceu a prova e se livrou da segunda fase do programa, a eliminação. A paranaense Thaiana Wosniak estava entre os integrantes vencedores.

A prova da eliminação ganhou um toque francês. Depois de uma aula do chef e jurado Erick Jacquin, os participantes precisaram criar três diferentes tipos de steak tartare, um de carne, outro de peixe e o último como opção para sobremesa, de fruta. O prato é típico da culinária francesa. Segundo Jacquin, o segredo do tartare é que ele seja bem picado, em pequenos pedaços e de maneira simétrica, saboroso e bonito. 45 minutos foram disponibilizados para a criação dos pratos. Aluísio, Vanessa Vagnotti, que mora em Santa Catarina, e a carioca Livia Cathiard se destacaram. Livia ganhou a prova.

Rodrigo Domingues (Tenente), Paula Salles, carioca, e Pedro Lima, de Teresópolis, foram os piores. Quem deixou o programa foi o Tentente, seu maior erro foi a falta de tempero. Além disso, a sua ousada combinação de banana com cebola roxa não foi bem-sucedida.
