Pessoas

Fabiano Marcolini

Chef
04/12/2013 19:47
Chef do Fabiano Marcolini Alimentari
Biografia:
Criado nas fazendas de café da família em Minas Gerais e São Paulo e acostumado com a comida feita pela mãe e pela avó no fogão a lenha, Fabiano apaixonou-se pela gastronomia aos 8 anos. “O que para os meus irmãos eram apenas doces gostosos, para mim era um mundo que se abria”, descreve.
A família mudou-se para Brasília depois de ter as fazendas de café devastadas pela geada negra, na década de 1970, e a mãe abriu uma loja de brinquedos. Foi quando entrou pela primeira vez em uma confeitaria suíça – fato inesquecível para ele. A diversão na infância era, então, alternada entre as tardes untando forminhas naquela confeitaria ou ajudando na cozinha do restaurante italiano do tio. Foram os chefs desses estabelecimentos que incentivaram Fabiano a estudar fora do país.
Marcolini foi para Itália, onde morou no sótão do açougue que pertencia a um tio. Durante o dia, estudava para ser cozinheiro. À noite, lavava o açougue. Depois, foi para Londres, onde formou-se pela Westminster College e pela Universidade de South Bank Polytechnic, em Londres. Voltou para a Itália, onde estudou na Scuola Albergheria di Bardo. O chef também fez especialização na França: na Lenôtre, em Plaisir, e na École Gastronomique, em Paris. Decidiu voltar ao Brasil quando recebeu proposta para comandar a cozinha de um hotel em São Paulo. Foi nesse momento que conheceu a esposa, Alaíde.
Em 1997, trabalhando como consultor na capital paranaense, Marcolini reparou que faltava uma boa loja de pães na cidade. “Na época, meu contador indicou que eu comprasse um boteco na Praça Espanha. Para fazer o negócio, dei meu carro e mais um pouco de dinheiro, sem falar com a Alaíde. Quando contei, ela me chamou de louco”, conta o chef, aos risos.
A “loucura” deu certo. E a loja de pães e doces Fabiano Marcolini Alimentari é uma das mais importantes da cidade. Fabiano revela seu diferencial: “Acho que é difícil superar o carinho e a dedicação que tenho com as coisas que faço”. Recentemente, o chef transformou a loja também em trattoria.

Prêmio Bom Gourmet

Vencedor: Chef 5 Estrelas - 2010
Chef 5 Estrelas
Restaurante Atual: Fabiano Marcolini Alimentari

Contato

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail