Thumbnail

Pessoas

Estrangeiras se destacam na estreia do MasterChef Brasil

Bom Gourmet
08/03/2017 12:37
Os três jurados, Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, se preparam para provar os pratos dos competidores. Foto: Divulgação Band.
Os três jurados, Henrique Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin, se preparam para provar os pratos dos competidores. Foto: Divulgação Band.
O primeiro episódio da 4.a temporada de MasterChef Brasil, que foi ao ar na noite nesta terça-feira (07/03) já revelou quais serão alguns dos cozinheiros amadores que estão em busca do troféu do reality show. E, apesar do programa levar Brasil no nome, este primeiro episódio ficou marcado pelo talento, simpatia e carisma de duas estrangeiras: a tailandesa Yukontorn e a venezuelana Toska. Desde a tarde de terça-feira, a hashtag #MasterChefBrasil esteve nos trending topics do Twitter, ou seja, ficou entre os assuntos mais comentados da rede social neste dia de estreia, e teve ainda mais destaque com o bordão de Yukontorn, “isso!”. Ela, inclusive, já foi até apelidada de “nova Jiang”, em referência à querida participante do programa em 2015.
Nova temporada
“Mesmo quem é muito maduro hoje vai tremer quando passar por aquela porta”, alertou a apresentadora, a jornalista Ana Paula Padrão, ao anunciar que essa temporada será dura. Pela mesma porta, entram os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella. “Queremos ver cozinheiros que amam a cozinha, queremos ver aquilo que não está escrito em nenhum livro. Vocês estão prontos para nos presentear com uma experiência gastronômica?”, indagou a chef Paolla. 
“SIM, CHEF”, responderam os competidores. 
Ana Cristina, natural de Curitiba, fez uma carne de onça com linguiça Blumenau e crisps de bacon - variação do prato tradicional curitibano não agradou aos jurados. Foto: Divulgação Band.
Ana Cristina, natural de Curitiba, fez uma carne de onça com linguiça Blumenau e crisps de bacon - variação do prato tradicional curitibano não agradou aos jurados. Foto: Divulgação Band.
Os 75 classificados (entre os mais de 27 mil) para participarem desta primeira etapa (que compreende os primeiros três episódios do programa) tiveram 45 minutos para executar e cinco minutos para finalizar seus pratos em frente aos jurados e enfrentar o escrutínio dos três chefs, que provaram e opinaram sobre os preparos. O desafio fez os competidores tremerem e até gaguejarem de nervoso – a representante de Curitiba, Ana Cristina, não conseguiu seguir em frente: sua versão da clássica carne de onça não agradou. A cozinheira misturou a carne crua com linguiça Blumenau, bacon e conhaque – além disso, Jacquin não entendeu que o prato normalmente é servido com broa escura e criticou a escolha (ele estava esperando uma torrada). 
Entre os que conseguiram seus aventais e estão classificados para a próxima etapa do reality show estão a tailandesa Yukontorn e a venezuelana Toska – a primeira, bem humorada e divertida, explicou que já tinha participado de uma eliminatória do programa e a própria Paola a pediu que estudasse mais e voltasse. Dessa vez, surpreendeu com um prato de ovo cozido (e depois frito) com molho de tamarindo. Já Toska começou sua prova atrapalhada, mas terminou aliviada: suas arepas (uma espécie de massa feita à base de milho) venezuelanas com carne foram aprovadas.
Paola Carosella amarra o avental na tailandesa: "isso!". Foto: Divulgação Band.
Paola Carosella amarra o avental na tailandesa: "isso!". Foto: Divulgação Band.
Outros competidores que garantiram seus lugares para as próximas provas são a capixaba Marzilia da Silva, com sua moqueca; o elogiadíssimo Bruno, de Rio Claro (SP), que fez uma releitura de paella e foi até comparado com o personagem Clark Kent (Superman) pela chef Paola; Natália, de São José do Rio Preto (SP), com sua peitada de frango; Luciana com seu polvo na brasa; Valter, que fez um atum selado com purê de batata salsa; a física Caroline, com um dourado assado na telha; Fernando, que fez uma picanha suína inspirada nas Olimpíadas; Arlindo, com sua lagosta gratinada e, por fim, Roberta, que fez a sobremesa que o chef Jacquin definiu como “a melhor” que já comeu no MasterChef: um bolo de chocolate cremoso.
O espinho
O prato da discórdia: o espinho do ora-pro-nóbis acabou espetando a língua da chef Paola. Foto: Divulgação Band.
O prato da discórdia: o espinho do ora-pro-nóbis acabou espetando a língua da chef Paola. Foto: Divulgação Band.
Mineiro de Ubá, Jefferson Jorge preparou um frango caipira com ora-pro-nóbis, uma planta cuja flor tem espinhos – Paola, enquanto provava o prato, acabou tendo um espinho espetado na língua. Apesar do contratempo envolvendo o prato, a chef elogiou o preparo do cozinheiro e disse sim para ele – como Fogaça e Jacquin não concordaram com ela, Jefferson acabou ficando de fora.
4ª temporada do MasterChef
Mais 27,5 mil pessoas se inscreveram para encarar o julgamento dos três chefs jurados nesta temporada do reality show – deste total, apenas 21 foram os selecionados para participar do programa. Antes disso, porém, 640 foram selecionados para testes presenciais e 75 foram convocados para audição com os jurados. Os 40 melhores foram divididos em duplas ou quartetos e tiveram que encarar desafios específicos, como massas, sobremesas ou cozinha oriental, por exemplo. O público só vai saber quem serão os finalistas no terceiro episódio da temporada – e o(a) cozinheiro(a) que chegar à final vai levar, além do troféu de MasterChef, R$ 200 mil. No total, serão 25 episódios.
Serviço
O programa vai ao ar sempre às terças-feiras, às 22h30, na Band. 

***

Leia também:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail