Pessoas
Erick Jacquin
Biografia:
Co-proprietário do La Brasserie – considerado nos últimos três anos o melhor francês de São Paulo – Jacquin há pouco mais de três meses abriu o Tartar & Co., especializado na iguaria francesa.
Jacquin chegou ao Brasil em 1995, a convite do restaurateur Vincenzo Ondei, para comandar a cozinha do Le Coq, em São Paulo. Em Paris, deixou o cargo de chef de cuisine do Au Comte de Gascogne, quando acabara de ganhar sua primeira estrela do Michelin. O chef veio com passagens de ida e volta no bolso. Veio para passar apenas três anos, mas foi ficando, ficando… E Jacquin virou referência por fazer sua cozinha francesa aqui. Foi o primeiro cozinheiro da América Latina a receber o título de Maître Cuisinier de France, uma alta honraria da gastronomia.
Nascido na pequena cidade Dun Sur Auron, perto do Vale do Loire, Jacquin conta que desde criança queria ser cozinheiro. “Minha mãe cozinha muito bem. Acho que decidi ser cozinheiro por causa do aroma da comida dela. No domingo era uma festa. A família toda passava à tarde em volta da mesa. Acho que isso me fez ser o que eu sou. Hoje ela está com 84 anos e quando vou para casa na França, faço a comida dela.”
Se não fosse chef de cuisine, Jacquin surpreende mais uma vez e revela que queria ser dono de circo. “É igual a ter um restaurante, todo dia é um show diferente, um desafio. Adoro circo. Se puder, um dia compro um.”