Bom Gourmet
Para municiar restaurantes com dados atuais, Gold Food Service realiza pesquisa com frequentadores de restaurantes em Curitiba
Se os donos de restaurantes em Curitiba pudessem saber o que passa pela cabeça de seus clientes, o que eles encontrariam? Seriam as mesmas opiniões e preferências que os donos imaginam? Para chegar o mais próximo possível dessa descoberta, a Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a restaurantes, encomendou uma pesquisa com clientes de restaurantes da cidade com o intuito de conhecer a gastronomia de Curitiba.
A pesquisa foi realizada pelo Grupo Datacenso e contou com mais de 600 entrevistados em três regiões da capital, cada uma delas representada por três bairros. Com esse panorama atual e personalizado pelo ponto de vista do cliente, o objetivo é municiar os empreendedores do ramo da gastronomia com dados úteis e gerar melhorias de gestão.
Detalhes da pesquisa
A partir de recortes como o de gênero, idade, classe social e localização geográfica, a pesquisa conseguiu captar preferências e particularidades que vão ajudar a entender as necessidades de adaptação dos estabelecimentos, saber como melhorar ações de comunicação e até como impactar de forma mais assertiva cada público. Utilizando esses dados para criar estratégias comerciais, a taxa de conversão da comunicação de promoções, por exemplo, promete aumentar.
As respostas foram coletadas em março deste ano (2024) e as análises completas devem ser lançadas em breve. A proposta da Gold é realizar a pesquisa anualmente. Dessa forma, será possível captar e entender tendências. “Uma tendência é dada ao longo do tempo. Só percebendo aumento, manutenção ou queda no teor das respostas vai ser possível tirar conclusões concretas”, comenta Ozeias.
Qualidade e comida de verdade
Uma das principais conclusões da pesquisa foi que a qualidade e a afetividade transmitida pela comida são os pontos primordiais para os consumidores curitibanos. Em um cenário gastronômico em que pipocam opções exóticas e com técnicas inovadoras, foi percebido que, na verdade, o grande anseio das pessoas é por comida boa de verdade. “Em resumo, as pessoas querem uma gastronomia afetiva sem afetação. Percebemos isso a partir das respostas à pergunta: ‘De que comidas você sente falta na cidade?’”, adianta Ozeias.
Além disso, os resultados mostram que não adianta elevar o nível de sofisticação dos estabelecimentos antes de tornar perfeitos processos e características primárias de um bom restaurante, como as relacionadas à limpeza e higiene, por exemplo. “Para as pessoas, isso importa mais do que o preço praticado no restaurante”, completa Ozeias.
O Prêmio Bom Gourmet 2024 é apresentado pela Gold Food Service, patrocinado pela Tramontina, Porto a Porto e Romanha e tem apoio de Grafin e Ceratti. A fase Especialidades do Prêmio Bom Gourmet 2024 é oferecida pela Gaslog, também patrocinadora do Prêmio.