Thumbnail

Bom Gourmet

Receitas e dicas para não errar no preparo do peru de Natal

Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
21/12/2017 16:00
“Não, não se convidava ninguém, era um peru para nós, cinco pessoas. E havia de ser com duas farofas, a gorda com os miúdos, e a seca, douradinha, com bastante manteiga. Queria o papo recheado só com a farofa gorda, em que havíamos de ajuntar ameixa preta, nozes e um cálice de xerez (…)”. Até Mário de Andrade gostava da ave (como relata no conto O Peru de Natal) que é presença certa nas mesas de Natal.
A história nos conta que o hábito de comer peru nasceu nos Estados Unidos, quando a ave passou a ser servida no Dia de Ação de Graças. Como ela engorda facilmente, foi levada pelos espanhóis para a Europa e passou a ser considerado um alimento para festas especiais.
No Brasil, o peru aparece somente no Natal. Estima-se que por aqui se consuma apenas 1,7 quilo de peru per capita por ano. O consumo de frango, para se ter ideia, chega a 45 quilos per capita por ano. Por isso, é natural que existam dúvidas na hora de se preparar a carne.
Comumente, no Brasil o peru é comprado temperado e congelado. No entanto, a chef Kika Marder, do restaurante Sel et Sucre, recomenda “retemperá-lo”. O primeiro passo é descongelá-lo. Depois, fazer uma marinada com mirepoix, além de cebola, alho e ervas frescas. A sugestão da chef é tomilho e sálvia. Junte a isso o vinho branco. “Dá para deixar os legumes inteiros, mas eu processo e formo uma pasta e besunto bem o peru”, diz. A dica é marinar de um dia para o outro.
Para assar, o chef Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia, especializada em eventos, não usa o papel alumínio em todo o cozimento porque acredita que ele resseca a carne. A chef Kika usa o papel no início, mas o retira na hora final. “Vou regando com o caldinho que escorre e ao final coloco uma manteiga com ervas para dar maior suculência”, explica.

Acompanhamentos

A farofa é preferência absoluta entre os acompanhamentos. E como é um prato versátil, existem mil e uma maneiras de prepará-la. Frenkel prefere as farofas mais leves, com frutas frescas. “Afinal, estamos no calor”, completa. Na preparação ele prefere usar manteiga, para deixar a farofa mais crocante.
Kika escolhe as farofas mais adocicadas também. “Eu uso farinha láctea”, revela. A farofa que vai dentro da ave também ganha o gostinho da carne graças ao caldo que vai soltando no seu cozimento. Para o Bom Gourmet ela também preparou uma terrine de roquefort, acompanhamento ideal para o calor (foto ao lado). O prato foi decorado com presunto Parma. “Com o prsunto, essa farofa fica uma delícia”, diz.
Quanto aos molhos, Frenkel prefere servi-los à parte, mas seguindo na pegada agridoce. Para o Bom Gourmet, ele fez um chutney de maçã com Calvados (um tipo de destilado à base de maçã). Kika também foi de chutney de figo, mas para acompanhar a terrine. Ela diz que compotas de quaisquer outras frutas vão bem, até para promover duas texturas no prato.

Receitas para a ceia de Natal

<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/peru-de-natal/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/12/peru-flavio-frenkel-30f39910.jpg" data-image-width="271" data-image-height="181" data-title="Peru de Natal" data-author="por Chef Flávio Frenkel, da Anis Gastronomia" data-yield="Rendimento: " data-plates="Tipo de prato: aves" data-menu="Menu: prato principal" data-occasion="Ocasião: Natal" data-time="" data-prepare="preparo / não especificado" >
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/chutney-de-maca-com-calvados/" data-image-url="" data-image-width="" data-image-height="" data-title="Chutney de maçã com Calvados" data-author="" data-yield="Rendimento: " data-plates="Tipo de prato: molhos" data-menu="Menu: acompanhamento" data-occasion="Ocasião: Natal" data-time="" data-prepare="preparo / fácil" >
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/terrine-de-queijo-roquefort-com-figos-frescos-parma-e-castanhas/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/12/terrine-de-queijo-natal-2017-30f39910.jpg" data-image-width="271" data-image-height="185" data-title="Terrine de queijo roquefort com figos frescos, parma e castanhas" data-author="por Chef Kika Marder, do Sel et Sucre" data-yield="Rendimento: " data-plates="Tipo de prato: embutidos" data-menu="Menu: prato principal" data-occasion="Ocasião: Natal" data-time="" data-prepare="preparo / fácil" >
<div class="embed-receitas" data-link="https://bomgourmet.com/bomgourmet/receitas-pratos/farofa-umida-maca-castanhas/" data-image-url="https://media.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/2017/12/farofa-natal-2017-30f39910.jpg" data-image-width="271" data-image-height="176" data-title="Farofa úmida de maçã e castanhas" data-author="por Chef Kika Marder, do Sel et Sucre" data-yield="Rendimento: " data-plates="Tipo de prato: brasileiro" data-menu="Menu: acompanhamento" data-occasion="Ocasião: ano novo, Natal" data-time="" data-prepare="preparo / fácil" >
Serviço: Port-Said Av. João Gualberto, 1654/56, Juvevê /  41 3353-1333; Noel Decorações Shopping Mueller (Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico) / 41 3077- 4405; Bergerson Presentes Al. Presidente Taunay, 45, Batel / 41 3304-4426; Cecília Dale Shopping Pátio Batel (Av. do Batel, 1868, Batel) / 41 3069-8301.
LEIA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail