Bom Gourmet
Para acertar na medida: aprenda a calcular a quantidade de arroz para suas refeições
A quantidade ideal de arroz para cada refeição, existe! Foto: Freepik
Quem nunca ficou naquela dúvida de quanto preparar de arroz para seus almoços ou jantares? Você vai cozinhar para sua família no dia-a-dia, no almoço de domingo ou vai receber alguns amigos em casa, e a sensação é de que sempre falta ou sobra. Sobrando, guarda, congela e, não raramente, aquele arroz nunca mais vê a luz do dia.
Para ajudar nesse cálculo e no que fazer com possíveis sobras, o chef Alessandro Picoli, do Kurytyba Gastronomia, tem algumas dicas importantes. Se você vai preparar uma refeição para um grupo de amigos ou familiares, é importante prestar atenção, claro, no número de pessoas: "Ideal é somar em média 80g ou 1/3 de uma xícara de arroz cru por pessoa, se a refeição tiver acompanhamentos. Isso renderá em média, 220g de arroz cozido, por pessoa. Em uma refeição para quatro pessoas, indico fazer 320g de arroz, renderá 880g, em média." orienta.
Ainda pensando em como realizar esse cálculo, seja por pessoa, de modo individual, ou pelo total de participantes, o chef , explica como esse cálculo pode ser feito. "O cálculo pode ser feito pela quantidade média que cada pessoa come por refeição, que fica em torno de 450g por almoço ou jantar. Então, o arroz entraria como metade dessa refeição, os outros acompanhamentos ficariam com a outra metade. Exemplos: feijão, carne, etc.", informa.
Por fim, o chef, ainda deu dicas do que fazer e como reaproveitar o arroz que, eventualmente, possa sobrar de alguma refeição. "O arroz que sobrar, pode ser colocado imediatamente em um pote com tampa, ou em outro recipiente tampada com plástico filme e guardado na geladeira, (pode ser colocado quente mesmo), assim ele terá uma validade de até cinco dias. Você pode usar tanto requentando no micro-ondas, fazendo o famoso bolinho de arroz ou usando em algum arroz temperado, exemplos: arroz biro-biro, arroz à grega, arroz primavera, entre outros", completou o chef Alessandro.
Com colaboração de Caio Jordão