Bom Gourmet
Elegemos os melhores ovos de Páscoa de 2022
O gostinho da Páscoa chegou ao Bom Gourmet. E neste ano com o sabor do reencontro. Depois de dois anos de afastamento, realizamos de forma presencial a tradicional degustação às cegas para escolher os melhores ovos de Páscoa de 2022 de algumas das principais marcas de chocolate do país.
Para essa doce tarefa, reunimos na cozinha do Bom Gourmet em uma tarde deste mês de março cinco especialistas e estudiosas do chocolate. Anne Schuartz , Barbara Sordi, Bibiana Schneider, Paula Xavier e Polyana Rodrigues formaram o time que escolheu os melhores ovos de Páscoa de 2022 de algumas das marcas mais conhecidas do Brasil.
O clima da degustação antecipou o tom da Páscoa deste ano. Após dois anos de restrições pesadas impostas pela pandemia de Covid-19, certamente para muitas famílias a Páscoa de 2022 terá um sabor a mais, que irá muito além das delícias da data -- e olha que não são poucas.
O ponto alto da degustação dos ovos de Páscoa de 2022 foi esse tom: o sabor do reencontro em torno da boa mesa. Durante o encontro, as juradas compartilharam experiências, riram, degustaram e avaliaram muito chocolate na cozinha do Bom Gourmet.
Com foi a avaliação para escolher o melhor ovo de Páscoa de 2022
A comissão julgadora avaliou 16 amostras de ovos de chocolate enviados pelas marcas convidadas que aceitaram participar da degustação. Os chocolates foram divididos em três categorias: ao leite, amargo/meio amargo e com ingredientes na casca. Eles foram avaliados em três critérios diferentes: aparência, sabor e textura.
Em cada quesito, os produtos receberam notas de 1 a 5. Para chegar à nota final e ao nome do campeão de cada categoria, as pontuações foram somadas e divididas pelo número de avaliadores. O ovo de Páscoa que recebeu a maior nota entre todos os avaliados foi eleito o campeão dos campeões.

Durante a degustação, não foi revelada a marca dos chocolates para as juradas. A única informação que elas tinham era que os produtos de grandes indústrias de chocolates estavam participando da degustação.
Esse foi, justamente, um dos pontos que as juradas salientaram durante a avaliação. Elas observaram que essas grandes marcas são bem estruturadas e conhecem o perfil do seu público-alvo. Levam todas essas informações em conta para desenvolver os produtos que levam ao mercado na Páscoa.
“Todas as fabricantes analisam sua persona e criam produtos que agradam o consumidor que deseja atingir. Por isso, há mercado para todos os tipos de chocolates”, observou Bárbara.
O campeão dos campeões

O ovo Nocciolatte da marca Lindt foi eleito o melhor ovo de Páscoa de 2022 entre as marcas avaliadas. O chocolate com nuts, que concorreu na categoria “Ovos com Ingredientes na Casca”, recebeu a maior nota entre todos os avaliados.
O produto, que alcançou 13,6 pontos (a nota máxima era 15), recebeu elogios por parte da comissão técnica avaliadora. Cremoso e bem equilibrado foram alguns dos pontos positivos anotados pelas juradas.
Na categoria do campeão máximo de 2022, foram avaliados oito amostrar de ovos de Páscoa no total. Essa foi a categoria com o maior número de representantes. Todas as marcas que participaram da degustação enviaram pelo menos uma amostra de ovos de chocolate com ingredientes na casca.

Neste grupo, outros dois ovos se destacaram. Eles empataram em segundo lugar: o Crocante da Nestlé e o Língua de Gato Pistache, da Kopenhagen, com 11,6 pontos cada um. O Diamante Negro, da Lacta, ficou em terceiro lugar com 9,8 pontos.
Para Bibiana, a categoria apresentou “uma variedade muito grande de refino, aparência e sabor”. Na opinião de Barbara, dois produtos se destacaram. Um de forma positiva e outro mais negativamente. “Um deles era cremoso e o outro granuloso”, disse.
O melhor ao leite

O Lindt Lindor, ovo de Páscoa com bombons cremosos da Lindt, foi o chocolate que atingiu a maior média na categoria ao leite. Os principais atributos do produto, na opinião das juradas, são: textura cremosa, bonito acabamento, dulçor equilibrado e brilho acetinado.
Ao todo, foram avaliadas cinco amostras nessa categoria. O Língua de Gato ao Leite, da Kopenhagen; e o Lacta ao Leite, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Completando, assim, o pódio dos melhores ovos de Páscoas 2022 na categoria ao leite.
O melhor meio amargo e amargo

Três chocolates foram avaliados na categoria Meio Amargo/Amargo. O campeão foi o Língua de Gato Meio Amargo, da Kopenhagen. As características que mais chamaram a atenção das juradas foram o acabamento a maciez e a cremosidade.

Na avaliação delas, essa foi a categoria com mais disparidade no sabor, porque na elaboração desses produtos não há tanto a interferência do leite. “A qualidade do chocolate fica mais evidente. Tem bastante diferença entre chocolates mais agradáveis e com acabamento mais bonito”, disse Bibiana.
*Participaram da degustação às cegas as marcas Lindt, Nestlé, Lacta, Arcor e Kopenhagen.
Serviço:
- Anne Schuartz : @AnneSchuartzSweetMaker
- Barbara Sordi: @CountleChocolates
- Bibiana Schneider: @CuorediCacao
- Paula Xavier: @Xavi
- Polyana Rodrigues: @Grué