O Mundo Doce
Existe amor em SP: confira roteiro com docerias e confeitarias imperdíveis de São Paulo

Na correria da cidade de São Paulo, as docerias são pequenos oásis de sabor e aconchego. Wikimedia Commons
São Paulo, a cidade que nunca dorme, é uma metrópole de muitas facetas. Cada visitante pode experimentar um lado diferente da capital: há a São Paulo cultural, a da alta gastronomia, a dos bons coquetéis... Mas, para mim, São Paulo é sempre doce. A cada visita, descubro e revisito confeitarias e padarias incríveis, que se tornam verdadeiros refúgios de sabores e aromas. A magia está em cada esquina, em cada bairro, onde o tradicional e o inovador se encontram para nos surpreender com delícias que fazem qualquer dia mais feliz.
Imagina começar o dia com um croissant perfeito, tão leve que parece desmanchar na boca. Ou então, se deliciar com um bolo de chocolate tão intenso que cada fatia se torna uma experiência gastronômica única. E que tal terminar a tarde com um sorvete artesanal, daqueles que nos fazem querer mais uma, duas, três bolas? Em São Paulo, isso é possível. E hoje, compartilho com vocês aqui no Bom Gourmet um roteiro delicioso, ideal para quem aprecia doces e pães bem feitos. Mesmo em um único dia na capital paulista, é possível conhecer mais de um desses endereços deliciosos.
Chocolatria

Sempre que desembarco em Congonhas, minha primeira parada é na Chocolatria. A poucos minutos de Uber do aeroporto, é o lugar perfeito para iniciar uma estadia gostosa em São Paulo. A confeitaria, liderada pela renomada Simone Izumi, é referência em bolos e chocolates. O Bolo Trovão, uma explosão de chocolate, é o carro-chefe e um verdadeiro deleite. Não deixe de provar também o bolo de abacaxi, um coadjuvante essencial no cardápio.
Além dos bolos irresistíveis, a Chocolatria oferece um ambiente aconchegante para um café da tarde e conta com uma loja de produtos para levar para casa. E se você tiver uma conexão de mais de duas horas em Congonhas, a visita é mais do que recomendada.
- Rua Rita Joana de Souza, 38 – Brooklin
- Rua Ouvidor Peleja, 220 – Vila Mariana
Fabrique Pães

Se o café da manhã é a refeição mais importante do dia, na Fabrique ele se transforma em um banquete delicioso. Conhecida por ter o melhor croissant da cidade, a padaria é um verdadeiro templo dos amantes de pães. A unidade de Higienópolis é minha favorita, apesar da espera comum nas manhãs lotadas. O cardápio é variado, indo do simples café da manhã até opções de brunch reforçado. Não deixe de provar o croissant, o pain au chocolat e os cafés da casa.
- R. Itacolomi, 612 – Higienópolis
- R. Conselheiro Brotero, 890 – Santa Cecília
- Rua Faustolo, 553 - Vila Romana
Tem Umâmi

O edifício Copan, além de sua arquitetura icônica, abriga alguns tesouros gastronômicos: a Tem Umâmi é um deles. Famosa pelos panetones de fermentação natural disponíveis o ano todo, a marca conquista de verdade com seus sorvetes artesanais. A casquinha, feita com fubá orgânico, é um diferencial que conquista à primeira mordida. E, se tiver sorte, pode encontrar o canelé de cupuaçu, uma iguaria irretocável.
Avenida Ipiranga, 200 – loja 74 – Copan
Mil Confeitaria

Especializada em mil-folhas, a Mil Confeitaria se destaca por montar os doces na hora. A massa folhada é de uma leveza e crocância incomparáveis, e os recheios, que variam de baunilha a pistache, são um verdadeiro deleite. A doceria também trabalha com sabores sazonais, geralmente em parceria com grandes nomes da gastronomia e da internet. Além disso, outro diferencial é que oferece cinco tamanhos de mil-folhas, desde o Milzinho (75g) até o grande (2kg). Além dos mil-folhas, o macaron recheado com massa folhada é imperdível.
- R. Álvaro Rodrigues, 54 – loja 7 - Vila Cordeiro
- R. Virgilio de Carvalho Pinto, 185 – Pinheiros
Este roteiro é apenas um pequeno recorte do universo doce que São Paulo oferece. Cada visita à cidade é uma oportunidade de se deliciar e descobrir novos sabores. Então, que tal embarcar nessa jornada e se permitir experimentar o lado mais doce da capital paulista?