Bom Gourmet
8 doces sem açúcar
Você já parou para perceber a acidez equilibrada de uma laranja ou o sumo doce de uma amora bem madura? Então, por que desperdiçar esses sabores com o excesso de açúcar? Saiba que é possível degustar uma sobremesa sem esse ingrediente e com muito sabor. É apenas uma questão de hábito.
A nutricionista Carmen Abourihan, professora da disciplina de gastronomia funcional, hospitalar, diet e light do curso de Gastronomia da PUCPR, diz que o paladar pode ser adaptado para sentir mais o sabor do alimento, como a fruta de uma torta. Algumas dicas permitem chegar a um bom resultado. Substitua parte do adoçante das receitas por uma colher de maçã liquidificada ou meia banana amassada. O quanto a ser trocado dependerá do paladar de cada um.
Sonia Hirsch em seu livro Sem Açúcar Com Afeto comenta sobre o poder adoçante da maçã. “Quanto mais cozida mais doce, sempre indo ao fogo sem água ou com uma pitada de sal”, recomenda. Uma dica é o concentrado de maçã, feito com a fruta cozida por três horas em fogo baixo com uma pitada de sal. “Use puro nas receitas que levam líquidos”, indica.
Quem quer fazer uso de adoçantes mais naturais têm à mão a stévia. Como ela tem um sabor residual levemente amargo, fica a dica da maçã ou misturar com outro adoçante. A frutose é uma opção. Outros adoçantes naturais são o xarope de agave, mel, melado, açúcar mascavo e o maple syrup (xarope de bordo, uma árvore nativa do Canadá e Estados Unidos).