Negócios e Franquias
Fundador da rede Bob’s morre aos 95 anos nos Estados Unidos
Criador de um milkshake americano legitimamente brasileiro na década de 1950 ao fundar a rede de fast food Bob’s, no Rio de Janeiro, o tenista Robert Falkenburg morreu no último dia 6 em sua casa em Santa Ynez, Califórnia. A morte, de causas naturais, foi confirmada na noite desta segunda (10) pela filha, Claudia, em entrevista por telefone à Associated Press (AP).
Bob, como era mais conhecido, se dividiu entre as quadras de tênis e o empreendedorismo quando veio competir em um campeonato no Brasil e sentiu vontade de tomar um milkshake tal qual conhecia nos Estados Unidos, em meados de 1951. Vislumbrando uma oportunidade de negócios, fundou a Sorveteria Falkenburg na esquina das ruas Barão de Ipanema e Bolívar, em Copacabana.
O empreendimento teve um investimento de US$ 10 mil e se transformou no que viria a ser a primeira rede legitimamente brasileira de fast food. No começo, enfrentou dificuldades para trazer a matéria-prima dos Estados Unidos, o que o levou a desenvolver a própria fórmula do sorvete ao leite cremoso (whipped ice cream) usado como base dos preparos.
Um ano depois, em 1952, a sorveteria se tornou
oficialmente uma lanchonete de fast food e passou a se chamar Bob’s. O menu
inicial contava com um cardápio tradicional americano deste segmento, com hambúrgueres,
cachorros-quentes, milkshakes e sundaes.
oficialmente uma lanchonete de fast food e passou a se chamar Bob’s. O menu
inicial contava com um cardápio tradicional americano deste segmento, com hambúrgueres,
cachorros-quentes, milkshakes e sundaes.
“Ele introduziu o fast food no Brasil. Ele mudou a forma como uma cultura operava”, disse Claudia à AP.
Três anos depois ele disputou o último torneio de um Grand Slam e passou a se dedicar inteiramente ao recém-criado Bob’s, junto da esposa Lourdes “Lou” Mayrink. Na época, a lanchonete se tornou um sucesso entre celebridades brasileiras e cariocas.
Evolução
O casal Robert e Lou seguiu à frente do Bob’s até 1972, quando vendeu as operações a empresários brasileiros. De lá para cá, a rede soma 1,1 mil pontos de venda em 26 estados e no Distrito Federal.
Além de esposa e filha, Falkenburg deixa o filho, Robert II, quatro netos e cinco bisnetos.
O Bom Gourmet Negócios procurou a rede Bob’s para comentar a morte do fundador, mas não obteve resposta até o fechamento da reportagem.