Bom Gourmet

Na China, no espaço e no cinema. Confira oito curiosidades sobre o macarrão

Bom Gourmet
25/10/2024 17:21
Thumbnail

O macarrão é um prato tão adorado que ganhou um dia só para ele: 25 de outubro. Bigstock

Comemorado todo dia 25 de outubro, o Dia Mundial do Macarrão foi criado em 1995 durante o primeiro Congresso Mundial de Macarrão (World Pasta Congress) em Roma. Países como Itália, Estados Unidos, México, Turquia, Alemanha e Venezuela. A intenção é apresentar os benefícios do produto e promover o consumo. Números da Organização Internacional de Massas Alimentícias (IPO) revelam que, em 2020, o consumo mundial de macarrão atingiu cerca de 15,6 milhões de toneladas.
O macarrão é o alimento que salva na hora da fome e da pressa. Um pacote da massa, uma embalagem de molho de tomate, um pouco de queijo ralado e em 20 minutos a refeição está pronta. E é tão versátil que uma boa cantina ou trattoria é capaz de oferecer versões clássicas e inovadoras do prato que fazem da experiência algo inesquecível.
Se você é daqueles que não imagina a sua dieta sem macarrão, Bom Gourmet listou dez curiosidades que vão fazer você amar ainda mais essa maravilha italiana.

Inventado na China?

Pixabay
Pixabay
O macarrão tem raízes que remontam a mais de 4 mil anos. Embora a Itália seja famosa por difundir o prato ao mundo, há evidências de que o macarrão já era consumido na China antiga. Segundo pesquisas, há cerca de 7 mil anos, havia um macarrão feito a partir do milhete, um grão nativo do país asiático cultivado naquele período. Já o macarrão que o ocidente consome geralmente é feito de trigo.

Diversidade

Existem mais de 600 formatos diferentes de macarrão. Do clássico espaguete, passando pelo ziti, capellini, vermicelli, penne, talharim, às formas mais inusitadas, como o farfalle.

Macarrão e saúde

Apesar da fama de “culpa” pela balança, o macarrão integral é fonte rica de fibras e pode ser parte de uma dieta saudável, ajudando na digestão e na sensação de saciedade.

Macarrão famoso

O espaguete à puttanesca. Bigstock
O espaguete à puttanesca. Bigstock
O “spaghetti alla puttanesca” é cercado de histórias graças ao nome curioso. Uma delas se refere às prostitutas da região de Nápoles, que teriam criado o prato por ser rápido e fácil de fazer entre um cliente e outro. Outra possibilidade é que o nome do prato viria de qualche puttanata (qualquer bobagem), porque o molho teria sido criado a partir de um erro ou improviso na cozinha.

Invenção do macarrão instantâneo

O macarrão instantâneo foi inventado em 1958 por Momofuku Ando, um empresário japonês. Ele revolucionou a maneira como consumimos macarrão: alguns ficam prontos em apenas três minutos.

Cozimento perfeito

Pixabay
Pixabay
Para um macarrão al dente, a regra é simples: cozinhe-o por cerca de dois minutos a menos do que o indicado na embalagem. A textura deve ser firme ao morder.

Macarrão no espaço

Em 2006, o astronauta italiano Paolo Nespoli levou macarrão para a Estação Espacial Internacional. Ele se tornou o primeiro astronauta a cozinhar um prato de macarrão em gravidade zero.

E no cinema

As cenas em que o prato aparece sendo consumido em filmes são incontáveis. Mas o melhor de tudo é que o prato deu nome a um gênero do cinema: o Spaghetti Western. A expressão surgiu nos Estados Unidos inicialmente para classificar filmes rodados em italiano. O diretor Sergio Leone se tornou talvez o principal nome do estilo. A Trilogia dos Dólares, de Leone, seja talvez o ponto alto desse tipo de produção, formada pelos longas Por um punhado de dólares (1964), Por uns dólares a mais (1965) e Três homens e um conflito (1966).
Conteúdo gerado com a utilização de chatbot de inteligência artificial, com verificação e edição da equipe do Bom Gourmet.
VEJA TAMBÉM:

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail