Bom Gourmet
Mezmiz é o novo espaço do grupo Velho Oriente
Com 19 anos de tradição em Curitiba, o Velho Oriente está de cara nova. E, nós, do Bom Gourmet, contamos em primeira mão para você. Depois de uma imersão gastronômica no Líbano, a sócia proprietária do grupo, Vaneska Berçani, encontrou em Beirute uma capital moderna e descontraída, características que a inspiraram para a criação de um novo empreendimento em Curitiba, o Mezmiz. “Descobrimos um Líbano muito moderno, com restaurantes e bares incríveis. Achei que nós precisávamos trazer isso para nossa cidade, [...] mas de uma forma descomplicada, e com o o amor pela comida que o libanês apresenta”, destaca Vanessa.
A proposta do espaço, diferente do restaurante tradicional, é que seja um “lugar para comer”, aberto das 11h da manhã até 23h, servindo opções de comida para diferentes períodos do dia sem interrupção, na loja física ou por delivery. “Você pode ir lá fazer o seu almoço, um lanche, comer um doce árabe, fazer um happy hour no final da tarde. Nossa ideia é estar disponível em qualquer horário”, explica Vanessa. Para isso, parte do cardápio do Velho Oriente permanece – mantendo a mesma tradição da gastronomia árabe na cidade – mas novos preparos foram incluídos com as mudanças.
Além disso, com a criação do Mezmiz, o Velho Oriente passa a ser a linha de congelados do grupo, disponível em pontos de venda espalhados pela cidade. “Nosso foco é a praticidade, você poder entrar no mercado e comprar as nossas esfihas de forma congelada para poder ter essas opções dentro da sua casa na hora que você precisar”, explica.
A modernidade do Líbano, em Curitiba
Inspirado no Líbano cosmopolita, o diferencial no projeto do Mezmiz aposta em sustentabilidade. O local foi planejado com captação da água da chuva, renovação do ar interno, janelas que priorizam a entrada de luz natural, manejo dos materiais orgânicos para compostagem, redução de embalagens plásticas e orientações aos consumidores sobre a destinação dos resíduos. “O nosso cliente já vai receber junto com a nossa entrega de delivery uma orientação de como fazer o descarte das embalagens, e o que ele pode reutilizar ao invés de descartar”, destaca Vanessa.
O design do espaço físico também foi pensando no conceito omnichannel, que converge todos os canais de comunicação utilizados pela empresa e integra o ambiente físico ao virtual. No Mezmiz os clientes podem fazer os pedidos por QR Code direto das mesas, e por delivery por meio do aplicativo do restaurante, das plataformas de comida tradicionais ou mesmo pelas redes sociais da empresa. Há também a opção de pedidos para buscar na loja, o “take away”, todos operados no mesmo sistema virtual.
Outro imóvel, mesmo bairro
Com a proposta de manter a fidelidade dos clientes pela tradição de 19 anos no mesmo endereço, mas à procura de um espaço que se adaptasse às novas mudanças, o novo imóvel fica a apenas 100 metros do antigo, no bairro Água Verde. “A gente só atravessou a rua”, brinca. Além disso, o espaço pretende estar conectado com o ambiente da cidade, com bancos externos e cuidados com a praça em frente ao estabelecimento. “Nós gostaríamos de proporcionar um ambiente agradável para as pessoas aproveitarem o espaço, a comunidade local”.
Tradição
Aberto desde 2001 em Curitiba, o tradicional restaurante árabe foi fundado pela associação de Vaneska Berçani e Jean Abdo, Seu Jean, como era conhecido, imigrante libanês que veio com sua família ao Brasil no início da década de 1970, momento em que trouxe os sabores da culinária libanesa para a cidade. Segundo Vanessa, é movida por esse espírito aventureiro apreendido por Seu Jean, que pretende investir na modernidade da cultura libanesa sem abandonar as raízes. “Viemos de uma trajetória muito antiga da tradição da comida libanesa, preparada da mesma forma que é feita dentro das casas dos libaneses, mas nós estamos trazendo uma novidade no formato de servir, descomplicada e atual”, destaca.
MEZMIZ
Endereço: Rua Brasílio Itiberê, 4.412 - Água Verde
Das 11h às 23h
Estacionamento Conveniado
Facebook e Instagram @mezmiz_br [