Mercado e Setor
Parece desenho, mas é de comer: Cartoon Cake vira trend no mundo dos bolos decorados
Um bolo que parece ter saído de um desenho animado é a nova sensação nas redes socias e promete desbancar o famoso Bento Cake na preferência do público. O Cartoon Cake começou a ficar famoso no fim de 2022, após a postagem da confeiteira australiana Tigga MacCormack viralizar no Tik Tok. Em Curitiba, uma confeiteira viu sua clientela triplicar após uma publicação em um grupo de facebook só para mulheres após postar o bolo com cara de desenho animado.
Tudo começou em um domingo de folga, quando a confeiteira Araí Widor resolveu testar uma técnica que viu em suas pesquisas pela internet. "Quando eu terminei, já achei incrível", comenta. O post em sua página no Instagram foi sucesso, com mais de mil curtidas, um número muito bom para uma página com menos de dois mil seguidores.
Mas foi uma publicação no Clube da Alice, grupo curitibano voltado para o empreendorismo feminino, no fim de fevereiro, que mostrou para confeiteira todo o potencial de sua criação. Em poucas horas, o post alcançou mais de 2 mil curtidas e teve centenas de comentários. "Foi uma loucura, não dei conta de tanto contato inbox e por WhatsApp."
Cartoon Cake: de onde veio?
A confeiteira australiana Tigga MacCormack foi a primeira a viralizar no TikTok com um bolo que parece desenho animado. A publicação de novembro do ano passado já soma quase 5 milhões de vizualizações e Tigga tornou-se uma espécie de guru da técnica.
Mas o inventor do Cartoon Cake é Jonny Manganello, do seriado da Netflix "Is It Cake?". Foi ele quem criou, pela primeira vez, a ilusão de ótica usando cheesecakes empilhados e alguns truques com glacê de cores diferentes.
Manganello disse que a criação surgiu porque ele “tem muito tempo disponível”.
Mercado que se reinventa
E parece que o tempo que sobrou para Mangello vai faltar para muita gente, graças ao Cartoon Cake. É o caso da Araí, que trabalha sozinha, concilia os bolos com os filhos e está com a agenda lotada.
A produção da confeiteira é toda feita em casa, com capacidade limitada. Desde a publicação nas redes sociais (27/02), foram mais de 10 bolos produzidos, sem previsão de quando vai abrir espaço para novos clientes.
"Já ouvi de muita gente que o mercado da confeitaria está saturado. Mas produtos como o Cartoon Cake chegam para mostrar que criação, pesquisa e inovação abrem espaço. É só dar um jeito de chamar a atenção e ter um toque pessoal. Tem espaço para todo mundo."Para conhecer um pouco mais do trabalho da Araí Widor, a página dela no instagram é: @petitamacwb