Thumbnail

Bom Gourmet

Manu ensina pratos com ingredientes locais

Andrea Torrente
11/05/2015 22:44
A chef Manu Buffara, dos restaurantes Manu e MB Mercearia Brasileira, ensinou as receitas de quatro pratos com ingredientes brasileiros de produtores locais.
A chef Manu Buffara, dos restaurantes Manu e MB Mercearia Brasileira, ensinou as receitas de quatro pratos com ingredientes brasileiros de produtores locais.
Ingredientes brasileiros, de produtores locais do Paraná, foram os protagonistas da aula-show que a chef Manu Buffara conduziu nesta segunda-feira (11) na cozinha do Estúdio Bom Gourmet Gazeta do Povo Pátio Batel. O evento inaugurou a semana de aulas-show dedicadas aos cozinheiros que conquistaram a última edição do Prêmio Chefs 5 Estrelas, do Bom Gourmet.
A chef dos restaurantes Manu e MB Mercearia Brasileira apresentou quatro pratos para o público de leitores, apaixonados por gastronomia e curiosos que lotaram o espaço. Ela ensinou como preparar peixe fresco (pargo ou tilápia) com purê de couve-flor e kiwi; pão preto de linhaça com creme de abóbora e queijo de leite de coco; chips de batata doce com ovas de tainha, nata defumada e mostarda; e por fim, cebolas com creme de cenoura e manteiga de sementes de amburana.
“Foi fantástico ver de perto o trabalho da chef e poder compartilhar a experiência dela. Os pratos eram muito delicados e vou tentar repetir alguns em casa”, conta a engenheira agrônoma Marli Salete Zandoná. A chef ensinou várias dicas e truques práticos, como o de usar o tutano no lugar da manteiga e do azeite para cozinhar, e destacou a importância de utilizar ingredientes brasileiros e de produtores locais.
Manu Buffara apresentou receitas feitas com ingredientes brasileiros de produtores locais. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
Manu Buffara apresentou receitas feitas com ingredientes brasileiros de produtores locais. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
“Muitas vezes a gente dá valor ao que vem de fora e não ao que temos aqui”, lembrou. A chef explicou que, quando se trata de peixe, ela utiliza apenas ingredientes frescos, do litoral e não criado em cativeiro. “Por exemplo, não é sempre que tenho ostras no restaurante porque utilizo somente as de mangue. Também só compro lagostim vivo ”, disse.
Os pratos foram servidos em louças que a própria chef desenhou em parceria com uma oficina de cerâmica de São Paulo. Após a aula-show, o público experimentou as receitas. “Eu não conhecia a chef, mas aula-show foi muito legal. Não sou um bom cozinheiro, mas gosto de comer bem e achei muito interessante o queijo feito com leite de coco e a cebola com creme de cenoura”, afirmou Milton Heitor Dos Santos, empresário de Brasília que aproveitou sua passagem por Curitiba para conhecer o espaço.
Quem quiser rever a aula-show, ela estará disponível a partir desta terça-feira (12) no canal de vídeos BomGourmet.tv.
O público formado por leitores da Gazeta do Povo e apaixonados por gastronomia viu de perto o passo a passo da montagem dos pratos. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
O público formado por leitores da Gazeta do Povo e apaixonados por gastronomia viu de perto o passo a passo da montagem dos pratos. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.
O espaço
A cozinha-estúdio é aberta para cozinheiros amadores e profissionais gravarem seus vídeos. O espaço também será usado para aulas-show, palestras e mesas-redondas. A expectativa é que passem 12 mil pessoas por mês no Estúdio, que é patrocinado pela Compagás, Paganini, Electrolux e Pátio Batel. Todos os eventos serão gravados e disponibilizados no canal de vídeos do Bom Gourmet, para depois serem compartilhados.
No mês de inauguração, a programação é especial, com aulas-show de chefs e personalidades curitibanas. Aos domingos, a programação é voltada às crianças, que vão aprender e provar vários pratos ensinados pelo chef Guilherme Guzela. Para participar da plateia ou gravar um vídeo, o interessado deve se inscrever pelo estudiobomgourmet@gazetadopovo.com.br
O local tem 170 metros quadrados em dois ambientes com uma parede móvel entre eles. Na cozinha-estúdio, onde as produções audiovisuais acontecem, a capacidade é para 40 pessoas sentadas.
Durante as filmagens, quem estiver gravando o vídeo recebe apoio de equipe especializada. As produções vão para o canal de vídeos do Bom Gourmet e depois podem ser compartilhados.
Na entrada do Estúdio há o charmoso Bar Bom Gourmet La Varenne que serve finger foods, criados por Ivo Lopes e coqueteis desenvolvidos pelo premiado mixologista Zulu.

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail