Bom Gourmet
Lênin Palhano comenta lançamento do Grupo Acuro em podcast

Crédito: Bom Gourmet
Ozeias Oliveira e André Bezerra recebem o chef Lênin Palhano nesta edição do podcast A Xepa. Palhano está à frente do lançamento do Grupo Acuro, que reúne os três estabelecimentos comandados por ele: Feér, Trama e Bee.O Café. Durante o episódio, o chef comentou sobre sua carreira e quais as apostas para o futuro.
Lênin Palhano foi eleito Chef 5 Estrelas no Prêmio Bom Gourmet 2025 e o Trama, sua operação mais nova, ocupa a primeira posição no ranking de 30 Melhores Restaurantes do Paraná.
O Grupo Acuro surge de uma pareceria do chef com os empresários Clemilda Thomé e José Guilherme Thomé, e tem como objetivo celebrar a gastronomia e a hospitalidade. Para o lançamento do grupo, o chef promove o "Movimento Acuro", iniciativa que irá trazer diversos eventos para suas casas durante o mês de novembro.
Entre os destaques, estão almoços e jantares harmonizados com chefs e sommeliers renomados, aulas de coquetelaria e bate-papos com temas variados. "Sempre vamos ter algum convidado. No primeiro evento, a 'Brigada de Ouro' (5/11), trago cozinheiros que trabalharam ao meu lado durante a minha jornada para um jantar com menu degustação. Vão estar presentes os chefs Ivan Lopes, André Pionteke, Célio Siqueira, Renata Abreu, Luiz Fernando, Paulino da Costa e Anna Cury", explica Palhano.
O chef conta que a ideia de criar um grupo de restaurantes surgiu enquanto observava tendências do mercado e planejava os próximos passos de sua carreira. Em uma viagem para a Espanha, em 2018, percebeu que o formato era uma alternativa viável para comandar restaurantes de alta gastronomia, por reunir operações com diferentes públicos, propostas e ticket médio.
"Como quero ser chef executivo de um grupo gastronômico, não posso exagerar de mais na criatividade porque aí não consigo treinar minha equipe. Para ser criativo, teria que criar um restaurante menor, com uns 20 lugares e custo de operação mais baixo, mas que não daria rentabilidade. E tudo bem, porque os grupos gastronômicos têm restaurantes grandes que rentabilizam. É preciso criar um ecossistema que funcione", conta.
Junto com a criação do Grupo Acuro, Lênin também aposta em um rebranding para o Feér, com ênfase na carta de drinks e refeições a preços mais acessíveis. Enquanto no Trama Lênin explora ingredientes como foie gras, trufas e queijos selecionados, no Feér o chef pretende trabalhar com insumos de alta qualidade, mas de fácil assimilação para os consumidores.
"Acho fazer rebrandings mais difícil do que começar uma operação do zero. As decisões são difíceis e você pensa se vai acertar ou não. Nós fizemos dois rebrandings: o imóvel onde é o Feér era o Quintal do Porco e agora passamos por mais um ajuste de identidade. Mas estou confiante. Acertei a mão e tenho certeza de que a coisa vai engrenar", diz.
O podcast A Xepa é uma realização da Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a estabelecimentos do setor gastronômico. O bate-papo completo está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet.


