Bom Gourmet
Janaína Rueda, de A Casa do Porco, é eleita melhor chef da América Latina
A chef Janaína Rueda, de São Paulo, proprietária do restaurante A Casa do Porco e responsável pelo bar Dona Onça, além de outros empreendimentos gastronômicos, foi eleita nesta quinta-feira (5) a melhor chef mulher da América Latina pelo Latin America’s 50 Best Restaurants, prêmio que este ano chega à sua décima edição.
Paulistana nascida em um cortiço no Brás, Janaína é defensora ferrenha de uma “cozinha de fine dining acessível”, da democratização da alta gastronomia e da utilização de ingredientes legitimamente brasileiros, sem desperdício. O restaurante A Casa do Porco, que ela comanda ao lado do chef Jefferson Rueda, foi eleito o 12º melhor do mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants e é a casa brasileira mais bem posicionada da lista.
Além da Casa do Porco e do Bar Dona Onça, Janaína comanda ainda o quiosque de cachorro-quente Hot Pork, a lanchonete Merenda da Cidade, o matadouro artesanal Porco Real e a Sorveteria do Centro, todos na capital São Paulo, com exceção do matadouro, localizado no interior do estado. Empresas que ela dirige de acordo com sua missão de melhorar e transformar a alimentação da população brasileira, oferecendo produtos artesanais de qualidade a preços acessíveis.
“Estar ao lado de uma longa lista de mulheres poderosas que representam a mudança que queremos ver na indústria é uma honra incrível. Como sempre, sou grata pela plataforma que a 50 Best oferece para divulgar a importância da inclusão, de melhores condições de vida e de educação alimentar adequada. Todos nós temos um papel a desempenhar em ajudar uns aos outros a prosperar”, disse a chef, em comunicado oficial sobre o prêmio, que que já reconheceu o trabalho de outras profissionais mulheres, como a curitibana Manu Buffara, em 2022, e a peruana Pía León, em 2018.
“ Janaína Rueda é há muito tempo não apenas uma chef excepcional, mas também uma verdadeira porta-voz da gastronomia social com o compromisso inabalável de servir a sua comunidade. Ao mesmo tempo que aplaudimos a sua extraordinária carreira, comemoramos uma década de notáveis realizações de chefs talentosas da região que estão impulsionando a gastronomia para a próxima era”, afirmou William Drew, diretor de conteúdo do Latin America’s 50 Best Restaurants, sobre a conquista da chef.
Janaína será homenageada em uma cerimônia presencial, quando recebe o prêmio em mãos, no dia 28 de novembro, no Rio de Janeiro. Outras duas categorias serão anunciadas até a data da premiação: Icon Award, que valoriza cozinheiros de grande influência, no dia 23 de outubro; e American Express One To Watch Award, dado a revelações da cozinha contemporânea, no dia 6 de novembro. Já a lista de restaurantes entre o 51º e o 100º lugar na América Latina será divulgada no dia 16 novembro.