Bom Gourmet
Janaína Torres Rueda é eleita a melhor chef do mundo de 2024 pelo 50 Best Restaurants
A chef brasileira Janaína Rueda, eleita a melhor chef feminina do mundo pelo principal ranking do segmento gastronômico. divulgação
A brasileira Janaína Torres Rueda foi eleita a melhor chef feminina de 2024 em todo o mundo pelo The World's 50 Best Restaurants. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (21) pelas plataformas digitais do ranking.
No ano passado, Janaína foi eleita a melhor chef da América Latina também pelo 50 Best. Proprietária do restaurante A Casa do Porco e responsável pelo bar Dona Onça, está à frente também de estabelecimentos como o da lanchonete de cachorro-quente “Hot Pork”, além do restaurante de almoço e sanduíches “Merenda da Cidade” e da “Sorveteria do Centro”.
"Janaína Torres é um fenômeno multitarefa", adjetiva o site do World's 50 Best Restaurants que anuncia a chef como a melhor do planeta este ano. "Não apenas lidera a cozinha do extremamente popular A Casa do Porco em sua cidade natal, São Paulo, mas também consegue supervisionar uma variedade de outros estabelecimentos, além de se engajar em questões que incluem educação alimentar, acessibilidade gastronômica e inclusão social", informa.
Em entrevista ao Bom Gourmet no ano passado, logo após ter sido eleita a melhor chef da América Latina, Janaína falou sobre seu espírito de liderança, conectado à sua verve empreendedora, que a coloca diante de tantos estabelecimentos gastronômicos e contribui para torná-la uma referência mundial no segmento.
"Eu acredito que você nasce com esse espírito da liderança. Isso de liderar, para mim, sempre foi natural. Mas dentro da própria liderança você aprende que existem alguns momentos em que você precisa recuar também porque a liderança requer algumas estratégias, inclusive de posicionamento. Por isso, às vezes, a gente recua de alguma atitude, ação, para tomar uma estratégia melhor mais para frente.".