Histórias
Chef peruana Pía León ganha o The World’s Best Female Chef Award 2021
A chef peruana Pía León é a ganhadora do The World’s Best Female Chef Award 2021, patrocinado pela Nude Glass. O prêmio, uma das menções do aclamado The World's 50 Best Restaurants, busca celebrar a excelência e valorizar as chefs mulheres, já que a maioria dos restaurantes reconhecidos mundialmente continua a ser liderada por homens.
Pía, de 34 anos, é respeitada pelo papel desempenhado no Restaurante Central, em Lima, que foi indicado como primeiro lugar nos 50 melhores restaurantes da América Latina por três anos consecutivos. Ela é coproprietária do Central, ao lado do marido, Virgilio Martínez. A chef peruana também abriu seu restaurante solo, o Kjolle, em Lima, em agosto de 2018. Pía já havia sido eleita Latin America's Best Female Chef in 2018 e o Kjolle recebeu o prêmio Highest New Entry Award na lista Latin America's 50 Best Restaurants 2019.
“Estou feliz. Depois de muito trabalho esse é um momento perfeito, a plataforma perfeita para demonstrar que, embora possa ser difícil, se você tem vontade e sabe o que quer, as coisas acontecem no seu tempo e no momento certo”, disse após receber a notícia do prêmio.
A chef começou na cozinha há 15 anos. Depois de um período no Ritz Hotel, em Nova York, e uma passagem pela Astrid y Gastón, em Lima, ela se tornou chef, administrando a cozinha do Central. Gosta de descobrir novos ingredientes para seu menu de degustação em viagens pelo país, com base na biodiversidade do Peru.