Histórias
As chefs mais premiadas de Curitiba
Que as mulheres se destacam cada vez mais em diversas áreas de atuação, não é novidade. Na gastronomia de Curitiba, em especial, elas não apenas estão à frente de restaurantes conceituados, como também colecionam títulos, como o de chef 5 estrelas do Prêmio Bom Gourmet, que há dez anos reconhece o talento dos profissionais da gastronomia paranaenses. Confira a lista das campeãs:
Manu Buffara
Manu figurou na lista dos Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2011 e 2012, 2013 (como hors concours), 2014, 2018 e 2019.
O nome de Manu Buffara, há tempos, rompeu as fronteiras nacionais. No ano passado, o seu restaurante Manu, que se destaca com pratos que valorizam os ingredientes nacionais, com uso de técnicas da alta gastronomia, alcançou a 42ª colocação na lista dos 50 melhores Restaurantes da América Latina. Um ano antes, a casa havia sido apontada como "o restaurante para ficar de olho" (Miele One To Watch). O reconhecimento internacional do trabalho da chef vem rendendo convites para participar de júris respeitados como o San Pellegrino Young Chef e o Basque Culinary World Prize. Neste ano, ela abre um novo restaurante, o Ella, na cosmopolita Nova York.
Kika Marder
Kika Marder foi Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2010 e também entre 2012 e 2019.
À frente do Sel et Sucre desde 2008, a chef fez a transição da carreira de publicitária para chef de cozinha com o embasamento nos renomados Instituto Paul Bocuse e Le Cordon Bleu. Não à toa, seus pratos carregam as técnicas e sabores da gastronomia francesa, mas com toques de brasilidade, com direito ao uso de temperos frescos da estação.
Dani Caldeira
Banqueteira de mão cheia, Dani Caldeira ficou entre os Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2010. Atualmente, ela comanda o restaurante PF da Chef, que oferece pratos artesanais para o dia a dia, com um toque gourmet no Park Shopping Barigüi. Ficou quase 15 anos à frente da empresa de eventos La Table Gastronomia e, depois, mais cinco apostado no filão dos congelados.
Eva dos Santos
Hexacampeã, Eva dos Santos foi uma dos Chefs 5 Estrelas de 2012 a 2017. No comando da cozinha do Bistrô do Victor, da Petiscaria do Victor e das duas unidades do Bar do Victor, ela venceu preconceitos e hoje é reconhecida pelo ponto perfeito que consegue dar nos frutos do mar servidos em seus restaurantes.
Gabriela Carvalho
Foi no comando do Quintana Café e Restaurante que a chef Gabriela Carvalho, defensora do slow food, foi reconhecida como Chef 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet em 2016. O movimento, que a chef conheceu em seu percurso acadêmico, defende o uso de ingredientes da estação nos preparos e a produção de comidas saudáveis, que chegam à mesa com a recomendação de uma degustação sem pressa.
Joy Perine
Quando figurou no Chefs 5 Estrelas do Prêmio Bom Gourmet, em 2013, Joy estava à frente do Zea Maïs, onde cozinhou por quase uma década. Desde o ano passado, ela está no comando do Good Guys, ao lado da sócia Camilla Pazello. Na casa, ela direciona o seu talento gatronômico, herança que traz da habilidade da avó e da mãe, para os assados, que reúnem não apenas carnes, como também legumes e tudo mais o que possa ser levado para a parrilla.