Bom Gourmet
Heloise Merolli, da Vinícola Legado, é convidada da vez em A Xepa
A sommelière Heloise Merolli, proprietária da Vinícola Legado, foi a convidada do último episódio do podcasts A Xepa. Localizada no município de Campo Largo, a vinícola é uma das poucas da Região Metropolitana de Curitiba que possui vinhedo próprio.
Heloise se formou em comunicação social e começou a vida trabalhando como relações públicas em um escritório de arquitetura. Os vinhos faziam parte de sua vida apenas como hobby e a produção começou como algo destinado apenas a amigos e parentes, em um terreno de sua sogra.
"Quando me casei, em 98, ganhei 200 mudas de cabernet sauvignon do meu padrinho. O sonho dele era produzir o próprio vinho. Então ele importou mudas francesas de viognier, syrah, pinot e cabernet sauvignon. Ele nos deu algumas de presente porque não queria fazer isso sozinho", conta a sommelière.
No entanto, o falecimento de seu marido, em 2003, mudou o rumo das coisas. Heloise se afastou da plantação por algum tempo e voltou apenas em 2006, a pedido da sogra. A sommelière retomou a produção, agora de forma profissional, com a ideia era deixar um legado à seus filhos - daí o nome do negócio.
Em 2009, surgiu o primeiro produto, o Espumante Flair Brut Branco. O rótulo recebeu medalha de ouro na Grande Prova dos Vinhos do Brasil, em 2020, e medalha de bronze no Decanter World Wine Awards, em 2023. Hoje, a Vinícola Legado conta com 12 rótulos em seu catálogo e a produção fica entre 12 e 15 mil garrafas por ano.
Quanto ao mercado de vinhos no Brasil, Heloise acredita que houve uma evolução ao longo dos anos e, atualmente, o país é capaz de oferecer ótimos produtos com um bom custo-benefício.
"Eu entendo quem está faixa dos 45, 50 anos pra cima, e tem preconceito com vinho brasileiro. No final dos anos 80, de cada dez vinhos que você pegava às cegas, sete eram ruins e três eram passáveis. Hoje, a realidade é outra. O público de 25 a 30 anos não tem essa visão. Se pegar aleatoriamente, pode acontecer de ter um vinho ruim. Mas três serão muito bons, talvez até excepcional, e seis são bons", conta.
O podcast A Xepa é uma realização da Gold Food Service, distribuidora especializada no atendimento a estabelecimentos do setor gastronômico. A cada duas semanas, André Bezerra e Ozéias Oliveira recebem diferentes personalidades da gastronomia para um bate-papo descontraído. O episódio completo está disponível no YouTube e Spotify do Bom Gourmet.