Bom Gourmet
Gastronomia brasileira é protagonista durante jantar na SIAL 2024
A culinária brasileira foi protagonista em Paris na noite da última terça (22) durante um jantar exclusivo promovido pela ApexBrasil no tradicional restaurante Café de l’Homme, localizado no Museu do Homem, com vista para a Torre Eiffel. O evento ocorreu durante a SIAL 2024, a maior feira agroalimentar do mundo e que comemorou 60 anos nesta edição.
O evento, que reuniu chefs renomados e ingredientes selecionados, marcou um novo momento da gastronomia nacional e sua importância como instrumento de promoção internacional, apontaram representantes da associação.
Para Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, o evento reforça a estratégia de reposicionamento da gastronomia brasileira no cenário internacional. "O Brasil está de volta ao mundo e a gastronomia é um dos nossos principais cartões de visita", destacou. Viana ressaltou ainda o sucesso da participação brasileira na SIAL Paris 2024, com expectativa de negócios entre US$ 2,5 e US$ 3 bilhões e a presença de quase 200 empresas, muitas delas lideradas por mulheres.
O jantar contou com a presença de autoridades como o embaixador do Brasil na França, Neiva Tavares, e a embaixadora do Brasil junto à UNESCO, Paula Alves, além da proprietária do restaurante, Coco Eiffel, neta de Gustave Eiffel.
Viagem pelos sabores da culinária brasileira
Com curadoria da chef Morena Leite, o jantar proporcionou uma viagem pelos sabores do Brasil, utilizando ingredientes como mandioca, tucupi, cupuaçu, açaí e feijão, harmonizados com vinhos brasileiros de diversas regiões.
A iniciativa, em parceria com o Instituto Capim Santo, contou com a participação de chefs estrelados como Marcelo Ballardin, Vico Crocco, Rafael Rego, Rafael Cagali e Alessandra Montagne, que demonstraram a qualidade e a versatilidade dos produtos nacionais.
Laudemir Muller, gerente de Agronegócio da ApexBrasil, enfatizou a importância da culinária como força propulsora de negócios internacionais e o posicionamento do Brasil como grande produtor e exportador de alimentos. "Nada melhor do que promover a gastronomia brasileira em Paris, a capital da alimentação, para abrir portas para futuros negócios", afirmou.