Bom Gourmet
Fundadora do Restaurante Madalosso, Flora Madalosso recebe título de Cidadã Honorária do Paraná
Os irmãos Carlos e Flora Madalosso. Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Fundadora do Restaurante Madalosso, Flora Badalosso Bertolli recebe nesta segunda-feira (14) o título de Cidadã Honorária do Estado do Paraná. Instituída pela LeiLei nº 22.127/2024, de autoria do deputado estadual Anibelli Neto (MDB), a honraria será entregue em sessão solene no plenário da Assembleia do Paraná às 18h.
Nascida em uma família de italianos, Flora se tornou um dos principais nomes do circuito gastronômico do Paraná ao comandar o restaurante que se tornou ponto turístico em Curitiba e também um dos maiores da América Latina. O Madalosso foi inaugurado em 1963. Aos domingos
“Já servi cinco presidentes, o Pelé, gente famosa de fora do país e agora estou servindo famílias que têm até tataraneto”, contou Flora ao Bom Gourmet, em entrevista concedida em 2019. Na ocasião, disse que nunca imaginou ver o restaurante tão famoso, e que não deixa de pensar em sua criação em nenhum segundo. “Na minha cabeça, tudo é o restaurante. Penso nele de manhã, de tarde, de noite. Não posso nem imaginar fazer outra coisa.”
Há 55 anos, a família Madalosso mantém uma rotina dedicada ao funcionamento de 15 estabelecimentos gastronômicos dentro e fora dos limites de Santa Felicidade (Restaurante Madalosso, Famiglia Fadanelli, Mezza Note, Dom Antonio, PaniCiello, Spring, Anello, Velho Madalosso, Forneria Copacabana, Dona Helena, Comedy Club e Fundição 52).
Todas as cantinas, os buffets por quilo, a panificadora e os bares noturnos têm origem nos dois restaurantes que deram início à trajetória da família: o Velho e o Novo Madalosso.
Está será a terceira homenagem oficial que Flora recebe. Anteriormente, já recebeu a cidadania honorária de Curitiba e a Ordem Estadual do Pinheiro.