Thumbnail

Bom Gourmet

Aprenda receitas doces e salgadas com ameixa

Priscila Bueno, especial para a Gazeta do Povo
07/12/2016 21:55
Uma das frutas mais populares do mundo, por ser cultivada em diversos países, a ameixa pode ter formato redondo ou oval. Apresenta diversas cores na forma fresca – vermelha, roxa, amarela e verde – e também pode ser encontrada na forma seca (esta durante todo o ano).
Segundo o Pequeno Dicionário de Gastronomia, de Maria Lucia Gomensoro, podem ser usadas frescas em tortas, purês, em chutneys e geleias, e cozidas, para acompanhar carnes e aves. Em sua forma natural, pode ser ingrediente do clássico clafouti (torta da confeitaria francesa), original da Provença, feito com a fruta que recebe uma massa fina e é levada ao forno. A seca também vai muito bem no tradicional manjar branco com calda de ameixa. Sara Helena Sabino, instrutora de Gastronomia do Senac Curitiba, lembra ainda da umeboshi, uma conserva de ameixa salgada, comum no Japão.
Taça chutney de ameixa
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Ela explica que ambas as formas – fresca e seca – podem ser usadas em preparos doces e salgados. “A seca traz doçura, já que tem uma concentração grande de açúcar; e quando é usada como creme, traz densidade”, diz. A fresca, segundo a profissional, empresta acidez, uma textura macia, além de soltar muito líquido, o que pode deixar alguns pratos mais cremosos, como um crumble.
Receitas com ameixa. Pratos preparados pela chef Sara, do restaurante Senac. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Receitas com ameixa. Pratos preparados pela chef Sara, do restaurante Senac. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
A ameixa seca pode ser hidratada ou não, dependendo da receita. Depois de passar as ameixas hidratadas no liquidificador, elas podem virar, por exemplo, um recheio de bolo. Também pode ir bem em um couscous, num canapé com ela enrolada em uma fatia de bacon e assada ou até numa crosta para carnes. Assim, basta picá-la e acrescentar farinha panko, queijo parmesão e manteiga para dar liga. A pastinha pode ser passada na hora da finalização de uma carne de porco (no momento de dourar) e antes de ir para o forno, no caso de uma tilápia não muito alta.
Farofa-fá
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo
Hidrate 300 g de farinha de milho biju com 50 ml de cachaça e 50 ml de água e reserve. Leve ao fogo uma panela com 50 ml de óleo e 100 g de bacon e frite até dourar. Acrescente 1 cebola média picada e refogue. Adicione a farinha e misture bem. Coloque 100 g de ameixa seca e tempere com sal e a pimenta. Coloque 50 g de salsinha para finalizar.
A maior oferta da fruta começa em outubro e segue até fevereiro. Inspire-se e aproveite o melhor que essa frutinha oferece.

***

Aprenda a fazer três receitas fantásticas com ameixa

Participe

Qual prato da culinária japonesa você quer aprender a preparar com o Bom Gourmet?

NewsLetter

Seleção semanal do melhor do Bom Gourmet na sua caixa de e-mail